Banners menino

APROXIMAR (janeiro a dezembro/2016)

O Projeto Aproximar tem como objetivo promover a formação e a articulação de atores do Sistema de Garantia de Direitos para atuarem na promoção do protagonismo das famílias, visando o desenvolvimento humano de crianças de 0 a 6 anos de idade e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Pretende-se atingir este objetivo com a formação de 35 profissionais da rede (Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Centro de Referência da Assistência Social, Centro de Referência Especializado da Assistência Social, Educação, Atenção Básica de Saúde, Organizações da Sociedade Civil) como multiplicadores em suas áreas de atuação na temática do fortalecimento do protagonismo das famílias como facilitar no processo de desenvolvimento humano de crianças de 0 a 6 anos de idade. Estes profissionais multiplicarão seus conhecimentos a outros profissionais de seus órgãos e receberão supervisão técnica durante o período de execução do presente projeto. Essa mudança de paradigmas na relação com a criança e a família será o viés para o empoderamento das mesmas e o protagonismo na promoção do desenvolvimento humano de crianças e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 

Resultados:
-Elaboração de diagnóstico dos serviços.
-Construção de metodologia integrada desenvolvendo o fluxo de atendimento e encaminhamento / Melhoria na qualidade do atendimento dos casos em rede.
-Criação de banco de dados para registro de atendimentos/demandas.
-35 profissionais da rede formados para fomentar o protagonismo familiar e mais qualificados para atender famílias de crianças de 0 a 6 anos de idade. 

Parceiros:
Instituto Intercement, Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e CDC.