Banners menino

REINTEGRAÇÃO DE RUA (fevereiro/2002 a dezembro/2010)

Projeto executado no âmbito da Rede Rio Criança - grupo formado por 15 instituições que realizam ações coordenadas buscando otimizar o atendimento às crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, que vivem nas ruas da cidade do Rio de Janeiro. Desde 2002, a Terra dos Homens trabalha na reintegração familiar e comunitária dessas crianças e adolescentes com foco específico em ações de resgate da cidadania dos membros da família atendida, reinserção escolar em creches, escolas da rede pública e cursos profissionalizantes e incentivo de geração de trabalho e renda dos responsáveis. 
O trabalho da Rede Rio Criança resultou em uma publicação, que se propôs a sintetizar a história de rede de articulação de 17 organizações não-governamentais no município do Rio de Janeiro em seus oitos anos (2001-2009), através do saber e do conhecimento produzidos - e agora compartilhados - na atuação para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua. Para fazer o download da publicação, clique no arquivo anexado na parte inferior desta página. 

Resultados: Desde fevereiro de 2002, 384 crianças e adolescentes foram beneficiados diretamente. Indiretamente, já foram atendidos 452 jovens (irmãos dos beneficiados diretos), em um total de 196 famílias. 

Parceiros: Fondation Terre des hommes e Fondation Air France. 

Arquivos anexados

Publicação Rede Rio Criança (2001 - 2009): A experiência e lições aprendidas no trabalho com crianças e adolescentes em situação de rua no RJ.