Banners menino

Violência

28407905 1588767377886184 622425004 o

Terra dos Homens trabalha temática com crianças e adolescentes de escola pública em Duque de Caxias

Segundo o relatórioUm Rosto Familiar: A Violência na Vida de Crianças e Adolescentes”, a cada 7 minutos uma criança ou um adolescente, entre 10 e 19 anos de idade, morre em algum lugar do mundo, vítima de homicídio ou de alguma forma de conflito armado ou violência coletiva.  O registro da Unicef relata ainda que somente em 2015, a violência vitimou mais de 82 mil meninos e meninas nessa faixa etária.

Com o objetivo de trabalhar os diversos tipos de violência, a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais (PRL), desenvolveu uma roda de conversa com crianças e adolescentes na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro. A atividade com os Jovens Líderes, da Escola Estadual Bairro Senhor do Bonfim, visou introduzir o tema de uma maneira que chame a atenção e estimule a participação dos meninos e meninas.

Para isto, a equipe da Terra dos Homens utilizou tarjetas que traziam a explicação de alguns tipos de violência, como: psicológica, sexual, física, negligência ou abandono, trabalho infantil, tráfico de crianças e adolescentes e discriminação. O decorrer da atividade visou estimular os participantes a expressar seus conhecimentos a respeitos da temática a ser trabalhada.

“O resultado foi melhor do que o esperado. Os adolescentes participaram ativamente de todo o processo da atividade, dando opiniões e compartilhando ensinamentos e experiências. Como a ideia é que o grupo seja participativo, montamos com eles o planejamento das atividades do ano de 2018 e eles se mostraram muito empolgados e eufóricos em desenvolver as dinâmicas”, disse Beatriz Matos, profissional de comunicação da Terra dos Homens.

Como planejamento das atividades, os adolescentes programaram realizar mostras para o público de 2 em 2 meses. As exibições serão realizadas nos meses de abril, junho, agosto, outubro e o fechamento em dezembro. As temáticas escolhidas serão violência psicológica, trabalho infantil/negligência, tortura/discriminação, violência sexual e Bullying, respectivamente aos meses citados anteriormente.

“Durante a atividade perguntamos: “Qual será a palavra de ordem para este ano?! A surpresa foi a resposta unânime: COMPROMETIMENTO. O sentimento é de que este ano eles estão buscando, com mais intensidade, o desenvolvimento em prol do bom andamento das atividades e realização das ações de divulgação.”, disse Rafaelle Palma, facilitadora dos Jovens Líderes.