Banners menino

Serviços de Acolhimento e desafios

Whatsapp image 2018 05 08 at 16.07.39

Encontro nacional discute ações e estratégias para reordenamento dos serviços de acolhimento

Entre os dia 24 e 26 de abril, a Terra dos Homens participou do “Encontro Nacional sobre o Reordenamento dos Serviços de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Jovens e os desafios para a inclusão desse público no Cadastro Único”. O evento em Brasília/DF reuniu, aproximadamente, 150 participantes, entre gestores das Secretarias do Estado de Assistência Social, Organizações da Sociedade Civil, juízes e promotores.

O encontro, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), contou com a representação de 24 estados, de juízes e promotores de referências nacionalmente na temática CFC e representantes importantes de OSC que são membros do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar Comunitária.

Dentre as principais discussões destacamos o processo de expansão e reordenamento dos serviços de acolhimento para crianças, adolescentes e jovens, o lançamento do PIA (Plano Individual de Acolhimento), além do Grupo de Trabalho sobre Guarda Subsidiada/Família Guardiã. E por fim, a Oficina sobre Avanços, desafios e estratégias do processo de reordenamento. Todas as discussões foram sistematizadas e servirá de base para a qualificação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e implementação de novos programas.

Durante o evento, o Movimento Nacional CFC, representado pela ABTH/RJ, NECA/SP, Instituto Fazendo História/SP, Aldeias Infantis/DF, Rede AICA/ES, Lar Batista/ES, ACER Brasil/SP, Aconchego/DF, com apoio da Secretaria da Assistência social de Foz do Iguaçu/PR lançaram um MANIFESTO para mostra-se contrário às ações e estratégias de desmantelamento das políticas públicas, no que se refere à doutrina da PROTEÇÃO INTEGRAL e ao direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes.

“A participação da Terra dos Homens no evento evidencia o compromisso com a implementação de políticas públicas para as crianças, adolescentes e suas famílias em todo território Nacional. O reconhecimento da Capacidade de promover conteúdo para a construção de um programa ou na sua qualificação faz da Terra dos Homens uma Organização da Sociedade Civil respeitada em todo o território brasileiro”, enfatizou Raum Batista, psicólogo da Instituição.