Banners menino

Relações de poder

Noticia 2

Adolescentes participam de dinâmica e discussão sobre relações abusivas

 

Com o objetivo de trabalhar sobre as questões de violência e poder, a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais, desenvolveu a dinâmica “Relações de poder”, no dia 21 de junho. A ação, que reuniu 8 adolescentes, se resumiu no reconhecimento da existência das relações de poder e o impacto que as ações tem sobre os adolescentes e pessoas próximas.

Para a realização da atividade, as facilitadores utilizaram tarjetas com as seguintes informações: pessoa, coisa e observador. Sendo assim, os participantes foram separados em três grupos, seguindo as informações descritas acima. Os adolescentes que estavam com a tarjeta escrita “coisa” não podiam opinar em nada e nem tomar nenhuma decisão, apenas podiam fazer o que a “pessoa” mandava. Já os com a tarjeta “pessoa”, poderiam tomar decisões e mandar nos participantes que estavam com a tarjeta “coisa”. Os “observadores”, como o próprio nome diz, só ficaram observando a atividade.

Após o tempo de realização da dinâmica, foram feitas perguntas para os adolescentes com o intuito de saber como eles se sentiram vivenciando cada uma das situações destacadas anteriormente. O intuito da atividade era levantar a situações de violência autoinfligida (contra si mesmo) e a violência contra outras pessoas através das relações de poder.

“A atividade trouxe a reflexão para os participantes. Muitos deles lembraram de situações de pessoas próximas. Durante a atividade, eles trouxeram relatos e soluções de como poderiam ajudar para melhorar essas atitudes. É interessante ver como eles planejam ações, o protagonismo deles está cada vez maior.”, contou Beatriz Matos, assessora de coordenação.

Como desdobramento da atividade, os participantes dos Jovens Líderes pensaram em planejar um evento para conversar com os amigos da escola acerca desta temática. Analisaram a possibilidade de reproduzir a atividade para levar informações de forma lúdica para os alunos. “Eles trouxeram a questão que muitos adolescentes que vivem em relacionamento abusivo não percebem que estão nele.”, disse a assessora de coordenação.

A discussão foi além dos relacionamentos pessoais, a mídia como um todo foi um dos pontos de discussão. Os adolescentes trouxeram a questão dos vídeos virais sobre automutilação e suicídio como forma de incentivo a tais ações, estas e outras questões foram discutidas. O grupo pretende repassar as informações como forma de alerta para outros adolescentes.