Banners menino

Relações de cuidado e proteção

2

Atividade promove discussão sobre a temática da autoproteção e fortalecimento de vínculos

Com objetivo de promover um sábado de aprendizado sobre Cuidado e Proteção, a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais (PRL), realizou, no dia 21 de outubro, uma ação com crianças, adolescentes e famílias na favela da Mangueirinha, em Duque de Caxias. A atividade, financiada pela Childreach International e a KNH (Kindernothilfe), reuniu mais de 100 pessoas e discutiu a autoproteção e o cuidado relacionados a diversas situações.

A fim de instigar as pessoas que transitaram pelo espaço do PRL, mitos e verdades acerca da temática de proteção e cuidado com “Gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e DSTs” foram colocados em uma árvore próxima a área de atividades.

Através da dinâmica batata-quente, os adolescentes protagonistas dos Jovens Líderes foram incentivados a pensar em como reagiram em diferentes situações baseadas na temática da Gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como: “Se alguém falar: - Não precisamos de camisinha, sou virgem. Você responde...”. A ação desenvolvida teve como embasamento teórico as atividades que acontecem semanalmente na Escola Municipal Senhor do Bonfim.

O Grupo de Gestantes trabalhou o cuidado e o fortalecimento dos vínculos com o bebê. Durante a atividade, foi aberto um espaço de discussão participativa das jovens, possibilitando a troca de experiências num espaço de discussões e reflexões acerca dos assuntos referentes à gestação. Ao mesmo tempo, as jovens gestantes construíram um fantoche para brincar e interagir com seus filhos.

Já as crianças e adolescentes do Projeto Artilheiros da Paz, participaram de uma explanação com brincadeiras a cerca dos Direitos Sociais. Esta atividade proporcionou um momento de interação entre filhos e responsáveis. O ambiente acolhedor fez com que os responsáveis lembrassem a infância. Uma mãe compartilhou o seguinte relato: “Gosto de proporcionar para os meus filhos o lazer que eu tinha, o que é muito difícil hoje em dia. Essa atividade aqui foi muito produtiva. Pra mim, já valeu a pena ter saído de casa”, contou emocionada.