Banners menino

Outubro: convivência familiar e comunitária

Outubro

Atividades colaboram para o fortalecimento de famílias e comunidade

 

A fim de promover a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com direitos violados ou em vias de sofrer a violação, investindo na valorização e no fortalecimento de suas famílias e comunidades, a Terra dos Homens com o financiamento de FURNAS desenvolve atividade no Centro Comunitário Vila Santa Tereza, em Belford Roxo.

Durante o mês de outubro, as oficinas de teatro contaram com a participação de 18 pessoas. Destas, 10 são do sexo feminino e oito do sexo masculino. A faixa etária das participantes: crianças (04 a 12 anos incompletos) e adolescentes (12 a 18 anos incompletos). Neste mês de outubro, foi trabalhado junto com os alunos a produção do vídeo “Os Mistérios de Santa Tereza” para a festa de dia das crianças. E em comemoração ao dia do livro, os alunos fizeram trabalhos com o livro “O futuro de Horácio”, o qual fora distribuído na festa de dia das crianças.

As oficinas de capoeira contaram com a participação de 18 pessoas, sete são do sexo feminino e 11 do sexo masculino. A faixa etária das participantes: crianças (04 a 12 anos incompletos) e adolescentes (12 a 18 anos incompletos).

As oficinas de futebol contaram com a participação de 109 pessoas. Destes, 17 são do sexo feminino e 92 do sexo masculino. A faixa etária das participantes: crianças (04 a 12 anos incompletos), adolescentes (12 a 18 anos incompletos) e jovens (18 a 24 anos).

No mês de outubro, a oficina de culinária teve a participação de 19 pessoas.  Destes, 14 são do sexo feminino e cinco do masculino. A faixa etária das participantes: jovens (20 a 29 anos), adultos (30 a 59 anos) e idosos (a partir de 60 anos). Os aprendizados de outubro foram: Arroz a Piamontese com Contra Filé ao Molho Madeira; Spaguetti a Carbonara; Penne ao Molho Bechamel com queijo parmesão e Linguiça Calabresa; Bolo com massa de pão de ló, recheios de doce de leite com brigadeiro branco e cobertura de marshmallow. Foi ensinado a massa, os recheios e a cobertura em aula.

No dia 07 de outubro, foi realizado o encerramento da turma de mercado de trabalho. Neste dia as alunas fizeram preparos de pratos, representando produtos para venda, criando uma articulação com os aprendizados na aula de culinária.

No dia 16 de outubro, foi exibido o documentário “Mundo sem porteira”, da Childhood Brasil, para os adolescentes que fazem aula de futebol e teatro. Após a exibição do documentário, realizou-se um debate com os mesmos. No decorrer da conversa, surgiram falas sobre a violência sexual e a desigualdade de gênero, em que há situações que a violência sexual cometida contra mulheres se justifica pela roupa. O documentário foi exibido no período da manhã e da tarde.