Banners menino

Novembro consciente

Novembro

O mês foi todo elaborado para proporcionar conhecimento acerca da Consciência Negra

O mês de novembro foi recheado de atividades no Centro Comunitário Vila Santa Tereza, em Belford Roxo. As atividades desenvolvidas pela Terra dos Homens, com financiamento de FURNAS, têm como objetivo a promoção da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com direitos violados ou em vias de sofrer a violação, investindo na valorização e no fortalecimento de suas famílias e comunidades. Para este fim, são realizadas atividades semanalmente com a população local.

Em novembro, a oficina de culinária teve a participação de sete pessoas. Destes, quatro são do sexo feminino e três do masculino. A faixa etária dos participantes: jovens (20 a 29 anos), adultos (30 a 59 anos) e idosos (a partir de 60 anos). Os preparos deste mês foram: Mini Cuscuz de Tapioca com muito coco; Galinhada com Quiabo. Os demais pratos foram feitos no evento de consciência negra: Angu à Baiana; Feijão Amigo; Moqueca de Banana da Terra com Arroz e Farofa de Dendê; Cuscuz de tapioca e Sopa de Ervilha.

As oficinas de futebol contaram com a participação de 102 pessoas, sendo 23 são do sexo feminino e 79 do sexo masculino. A faixa etária dos participantes: Crianças (04 a 12 anos incompletos), adolescentes (12 a 18 anos incompletos) e jovens (18 a 25 anos).

As oficinas de teatro contaram com a participação de 18 pessoas. Destas, 11 são do sexo feminino e sete do sexo masculino. A faixa etária dos participantes: crianças (04 a 12 anos incompletos) e adolescentes (12 a 18 anos incompletos). Em novembro, os alunos discutiram sobre racismo e prepararam o material para apresentar no evento de Consciência Negra.

Durante o mês de novembro as oficinas de capoeira contaram com a participação de sete pessoas, quatro são do sexo feminino e três do sexo masculino. Os participantes estão na adolescência (12 a 18 anos incompletos).

No dia 11 de novembro, foi realizada a roda de conversa sobre: “O que é ser mulher na baixada fluminense? ”. A atividade culminou a oficina de mercado de trabalho e o grupo de familiares e responsáveis. Foi oferecido um café para acolher os participantes, sendo proposto um diálogo e reflexão sobre ser mulher e o que isso impacta na realidade do território quanto à: saúde, segurança, mobilidade, educação, violência e segurança.

Durante todo o mês de novembro, foi trabalhado com os alunos o racismo, direitos humanos, a influência gastronômica, a cultura entre outros.

No dia 25 de novembro, foram apresentados os trabalhos realizados pelos alunos de Teatro e a influência do racismo no futebol. Em relação ao racismo no futebol, muitos alunos não haviam se dado conta sobre a gravidade do racismo, bem como é presente no cotidiano de um esporte mundial. Já os alunos da culinária fizeram pratos com influência da comida Afro. Os pratos realizados foram: Angu a Baiana, Feijão Amigo, Moqueca de Banana da Terra com Arroz e Farofa de Dendê, Cuscuz de tapioca e Sopa de Ervilha. Toda refeição foi servida para os presentes que visitaram a exposição.