Banners menino

III WEBINAR TERRA DOS HOMENS | Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes

Iii webinar terradoshomens site

A Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), por meio do Edital junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e com apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), irá realizar seu III WEBINAR (videoconferência) com o tema "Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes", no âmbito do Projeto “Conexões Pró Convivência Familiar e Comunitária”. Neste encontro a ABTH apresentará as recomendações do Grupo de Trabalho (GT) realizando no ano de 2019, onde foram elaboradas propostas visando contribuir com os atores da construção de política da assistência social e do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes.

Serão dois dias de evento, estruturados com base nos principais desafios elencados pelo GT, buscando pontos ainda necessários a serem incluídos como política pública para o exercício da medida de proteção, nos dias 20 e 21 de Agosto (quinta e sexta-feira), das 15h às 17h, pelo canal no YouTube da Terra dos Homens. CLIQUE AQUI.

PRIMEIRO DIA | 20 de Agosto | das 15h às 17h

TEMA GERAL | Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes

 

TRABALHO TERAPÊUTICO DE REINTEGRAÇÃO

CLAUDIA CABRAL - Psicóloga, Diretora Executiva da Ass. Brasileira Terra dos Homens, Membro fundadora do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária e Presidente da Assembleia Geral da Rede Internacional Family For Every Child, Rio de Janeiro/RJ.

SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO NO BRASIL E DESAFIOS NO CENÁRIO ATUAL

JULIANA FERNANDES PEREIRA - Psicóloga, Servidora Pública Federal e Assessora da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, Brasília/DF.

VIDA AUTÔNOMA E POLÍTICAS PÚBLICAS

LAIS BOTO - Assistente Social, cursando Especialização em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade. Mediadora de conversa sobre relações raciais para grupos focais. Técnica do Grupo nÓs pelo Instituto Fazendo História, São Paulo/SP.

MATHEUS FRANÇA - Ensino médio completo, trabalha como Jovem Aprendiz na Beacon School, atualmente faz parte da Red latinoamericana de Egresados de Protección e fez parte do Grupo nÓs do Instituto Fazendo História., São Paulo/SP.

DEBATEDORES

MAURÍCIO JOSÉ SILVA CUNHA - Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Responsável pela Política Nacional da Criança e do Adolescente, Doutorando em Políticas Públicas e fundador do Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI), Brasília/DF.

PATRICK REASON - Engenheiro e teólogo, Fundador da OSC Encontro com Deus, conselheiro municipal do Direito da Criança e do Adolescente e de Assistência Social de Curitiba e Secretário Executivo do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, Curitiba/PR.

MEDIADOR

RAUM BATISTA - Psicólogo, membro da Ass. Terapia de Família/RJ e Assessor Técnico da Associação Brasileira Terra dos Homens, Rio de Janeiro/RJ.

 

SEGUNDO DIA | 21 de Agosto | das 15h às 17h

TEMA GERAL | Especificidades de Acolhimento Institucional: Como implementar e quantas políticas publicas serão possíveis para garantir os vínculos familiares e comunitários para as crianças e adolescentes em sua diversidade.

REFUGIADOS

SÉRGIO MARQUES - Sub Gestor Nacional - Advocacy, Alianças Institucionais e Cooperação da Aldeias Infantis SOS Brasil, exerceu o cargo de Coordenador Geral da Politica do Direito a Convivência Familiar e Comunitária da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Brasília/DF.

COMUNIDADE TRADICIONAIS

ASSIS OLIVEIRA - Advogado, professor de Direitos Humanos da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará e Doutor em Direito pela UnB, Altamira/PA.

MÃES E BEBÊS

KALINA HONÓRIO - Assistente social, pós-graduanda em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão, Coordenadora de projetos sociais no CIEDS e, atualmente Coordenando a URS Casa das Margaridas, Rio de Janeiro/RJ.

DEBATEDORA

DRA. LEANE BARROS FIUZA DE MELLO - Promotora de Justiça dos Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Pará e Membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente (ABMP-IBDCRIA), Belém/PA.

MEDIADOR

RAUM BATISTA - Psicólogo, membro da Ass. Terapia de Família/RJ e Assessor Técnico da Associação Brasileira Terra dos Homens, Rio de Janeiro/RJ.

 

AGENDA| III WEBINAR TERRA DOS HOMENS - Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes

DATAS| 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira).

HORÁRIO| das 15h às 17h.

LOCAL| pelo canal do YouTube da Terra dos Homens. CLIQUE AQUI