Banners menino

I WEBINAR TERRA DOS HOMENS

Whatsapp image 2020 06 12 at 15.07.35

CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PAIS/MÃES PRIVADOS DE LIBERDADE

A Associação Brasileira Terra dos Homens, por meio do Edital junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, tem o prazer de convidá-l@s a participar do I WEBINAR TERRA DOS HOMENS sobre o tema "CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PAIS/MÃES PRIVADOS DE LIBERDADE ", no âmbito do Projeto “Conexões Pró Convivência Familiar e Comunitária”, no dia 17 de junho (quarta-feira), das 10h às 12h, pelo CANAL YouTube / Terra dos Homens  - CLIQUE AQUI.

Durante esse encontro iremos refletir e debater sobre o contexto do sistema penitenciário e os impactos sobre as famílias, em especial sobre as crianças e adolescentes com base no trabalho elaborado no âmbito do projeto.

Apresentaremos as recomendações do Grupo de Trabalho, realizado no ano de 2019, onde foram elaboradas propostas visando contribuir com os atores da construção de política do sistema penitenciário brasileiro e do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes.

PALESTRANTES

Raum Batista | Psicólogo, membro da Associação de Terapia de Família (ATF/RJ) e consultor de programas sociais da Associação Brasileira Terra dos Homens – Rio de Janeiro/RJ.

Tema: Apresentação dos resultados das recomendações do Projeto Conexões CFC.

Dr. João Marcos Buch | Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais e Corregedor do Sistema Prisional da Comarca de Joinville – Joinville/SC.

Tema: Contexto atual do Sistema de Execução Penal com foco nas crianças e adolescentes com pais privados de liberdade. 

Dra. Raquel Chrispino | Juíza titular da 1ª vara de Família de Comarca de São João de Meriti e integrante da coordenação judiciária de articulação das Varas da Infância e Juventude do Estado e Coord. Comissão de valorização da Primeira Infância do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro/RJ.

Tema: Apresentação das ações da Comissão de Valorização da Primeira Infância/Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. 

 

DEBATEDORES

Iolete Ribeiro | Presidenta do Conselho Nacional dos Direitos das Criança e do Adolescente (Conanda) – Brasília/DF. 

Markinhos de Souza | Membro do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, do Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua (MNMMSR) e Coord. Do Projeto Meninos e Meninas de Rua – São Paulo/SP. 

Maria Teresa dos Santos | Presidenta do Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade – Belo Horizonte/MG. 

 

MEDIADORA

Valéria Brahim | Psicóloga, terapeuta de família com base na Teoria Sistêmica, com especialização em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente (USP) e Responsabilidade Social Empresarial (Universidad Castilla La-Mancha/ Espanha) e Consultora em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Rio de Janeiro/RJ.

LINK | CANAL YouTube / Terra dos Homens  - CLIQUE AQUI.

VÍDEOS | Material de apoio

A Rede COPE (Children of Prisoners Europe) produziu este vídeo, onde se escutam algumas das vozes das 800.000 crianças e adolescentes que tem a alguns de seus pais privados de liberdade nesse continente: 800,000 VOICES Spanish Subs

Uma produção do Peripécias Filmes para o ITTC, o vídeo faz parte do lançamento do relatório de pesquisa elaborado pelo programa Justiça Sem Muros, “Diagnóstico da aplicação do Marco Legal da Primeira Infância para o desencarceramento de mulheres“: Maternidade sem prisão - vídeo completo

Sequência de CINCO videos da Vila Sésamo, um programa infantil que tratou de forma lúdica os sentimentos de uma criança em relação a familiar privado de liberdade: Vídeo 1 - Vídeo 2 - Vídeo 3 - Vídeo 4 - Vídeo 5

Vídeo foi produzido pela CWS no âmbito da pesquisa regional "Infância que conta" e reúne as vozes de algumas das 70 crianças e adolescentes que foram entrevistados para o projeto.