Banners menino

Fases Gestacionais

Grupodgestantes

Enfermeiras especialistas em gestação abordam questões referentes ao parto

Ser mãe na adolescência, de primeira viagem ou na rede pública de saúde é a realidade de muitas moradoras do Complexo da Mangueirinha. As dificuldades enfrentadas por estas por estas mulheres, que em muitos casos não sabem os seus direitos perante a lei, são inúmeras.

Para informar e disseminar informações acerca da gestação, a Terra Homens desenvolve o Grupo de Gestantes. Este espaço é uma importante ferramenta na vida das futuras mães da favela da Mangueirinha, pois é um ambiente para compartilhar as vivências, expectativas, temores e dúvidas que fazem parte da gravidez. Além de contribuir na valorização da autoestima das gestantes.

No dia 23 de junho, as gestantes receberam informações sobre Trabalho de parto e os cuidados com recém-nascido. O encontro, que contou a participação de 20 gestantes, foi facilitado por enfermeiras residentes em Enfermagem Obstétrica na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), no Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda, no Centro do Rio de Janeiro.

Durante a palestra, as profissionais de enfermagem transmitiram alguns pedaços do filme "O Renascimento do Parto", um filme que aborda a realidade obstétrica no Brasil que é extremamente intervencionista e violenta.  Abordaram, principalmente, a violência obstétrica, os momentos do trabalho de parto e o momento certo de ir para a maternidade, mostrando para elas os sinais e sintomas que o corpo demonstra quando tá chegando a hora.

“Falamos também sobre as transformações hormonais no trabalho de parto, sobre a fisiologia do corpo no período gestatório, as fases do trabalho de parto, o parto com protagonismo da mulher, sinais de alerta ao trabalho de parto, violência obstétrica e alimentação”, contou a enfermeira Thaiane Perri, enfermeira e pós-graduanda em Enfermagem Obstétrica pela UNISUAN.