Banners menino

Do lixo à decoração

Dsc 0462

Mulheres de Via Santa Tereza, em Belford Roxo, utilizam materiais recicláveis para decorar ambientes

Os produtos são criados, principalmente, a partir do reaproveitamento de diferentes tipos de materiais. O objetivo da atividade é utilizar materiais recicláveis para fazer do consumo uma ferramenta de inclusão social e econômica. As mulheres aprendem a fazer os produtos de artesanato para aumentar a renda familiar, já que a maior parte delas não trabalha para cuidar dos filhos. A atividade é uma forma de aproximar mãe e filho, além da geração de renda.

Como consequência desta ação as mulheres demonstram o aumento da autoestimaa medida que conseguem produzir o material durante as aulas. Esta ação gera um impacto significativo não apenas para as mulheres, as famílias também percebem estas mudanças.

Na atividade do dia 20 de junho, as alunas da parte da manhã produziram um puxa-saco junto com um porta pano de prato. Todo o material foi feito com garrafão (5 litros) de produtos de limpeza. Já a turma da tarde, construiu um girassol para compor a decoração de ambientes.

“Tento trazer sempre o olhar de utilizar matérias recicláveis para ressignificaro produto que iria para o lixo. Através da construção estimulo as mulheres a ressignificar suas realidades também. Costumo mesclar a atividade com a própria vida de cada uma das participantes. Elas pegaram muito esse viés da reutilização dos materiais, tanto que já se organizam para coletar os materiais para a construção de novos produtos na casa delas.”, contou Heloisa Barbosa, arte terapeuta.

O projeto conta, atualmente, com a participação de 30 mulheres, com idades entre 20 a 70 anos.