Banners menino

Dinamismo e educação

1

Dinâmicas ajudam na discussão de métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis

Com o objetivo de facilitar a compreensão da transmissão sexual do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais (PRL), realizou mais uma atividade na Escola Estadual Bairro Senhor do Bonfim, no dia 25 de outubro.  Esta ação, financiada pela Childreach International e a KNH (Kindernothilfe), contou com a presença de 15 participantes.

Para começar as tarefas, a equipe da Terra dos Homens realizou a dinâmica “Contato pessoal”, que colaborou para ajudar os jovens a reconhecer as possibilidades de contaminação sexual de DSTs e Aids, a cadeia de transmissão e sexo seguro. No desenvolvimento, cada participante escolheu uma folha de papel com uma figura geométrica, sendo: triângulo, quadrado e círculos. Com a finalidade de integração, os participantes andaram e conversaram pela sala. Em determinado momento, a equipe solicitou aos participantes que parassem e copiassem o desenho do colega que estivesse mais próximo.

Após algumas repetições dessa dinâmica, os participantes não tinham idéia do que significavam as figuras. Então, os profissionais da terra dos Homens revelaram que o círculo significava uma pessoa sem vírus, o quadrado tratava dos portadores de DST e o triângulo eram os portadores de HIV. Depois da revelação, foi estabelecida uma discussão com o grupo acerca do que aconteceu.

Segundo Beatriz Matos, assistente de coordenação da Terra dos Homens, “Para reflexão, perguntamos: 'É possível prever quem é portador de DST/AIDS, levando em conta apenas a aparência física?'. A afirmativa negativa nos mostrou que o trabalho está sendo feito de forma a alcançar o resultado esperado, que é reconhecer as possibilidades de contaminação sexual de DSTs e AIDS, a cadeia de transmissão e sexo seguro.”

A fim de contextualizar o que foi dito e aprendido com a dinâmica, foi realizado um estudo diferenciado. Este se baseou na utilização de figuras que tratavam de métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. Para movimentar os participantes, colocamos números no verso da folha e pedimos para que eles escolhessem um número. Desse modo, a cada número sorteado, explicamos sobre a temática supracitada.

A explicação de forma dinâmica fez com que eles compreendessem sobre os assuntos. Um participante disse: “Muito bom aprender assim desse jeito diferente, porque completa o que já aprendemos na aula de ciência no 8º ano. Gostei”, disse entusiasmado.