Banners menino

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Palestraval

Terra dos Homens participa de evento em Belford Roxo em prol da proteção de crianças e adolescentes

 

No último dia 18 de maio, a Terra dos Homens participou do Seminário: A Atuação Multiprofissional no Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, em Belford Roxo. Realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania/SEMASC Belford Roxo, com o apoio FURNAS e da Terra dos Homens, o evento aberto ao público reuniu cerca de 160 pessoas - entre profissionais, estudantes e interessados no tema.

O seminário, executado no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, objetivou abordar sobre o enfrentamento a violência sexual e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Com isso, contou a apresentação dos seguintes temas: Contextualização da atuação do município, a importância emergência; o abuso e a exploração sexual: importantes pautas para a política pública, entre outros.

Durante o evento, foi apresentado o contexto do trabalho social realizado no município de Belford Roxo, os aspectos importantes no enfrentamento à violência sexual – considerando os aspectos legais e apresentação de índices de estupro no município. Bem como o abuso e a exploração sexual como importantes pautas para políticas públicas, sendo considerado os direitos sexuais como direitos humanos, além da análise de que o trabalho deve ser realizado em rede e a importância das notificações compulsórias.

“Umas das falas que entendi como relevante foi colocação dos direitos sexuais como direitos humanos. Ressaltar que os direitos humanos não são compostos apenas pelo o que o senso comum aponta, quase que diariamente na mídia, como direito de bandido. E a fala para Valéria Brahim – gerente de programa sociais da Terra dos Homens - trouxe para a população que participou do seminário, uma outra perspectiva acerca dos direitos sexuais enquanto direitos humanos”, relatou uma técnica do serviço social do município de Belford Roxo.