Banners menino

Desenvolvimento familiar e comunitário

Maio

Através de atividades, Terra dos Homens investe na valorização das famílias e comunidade

 

O mês de maio foi recheado de atividades no Centro Comunitário Vila Santa Tereza, em Belford Roxo. As atividades desenvolvidas pela Terra dos Homens, com financiamento de FURNAS, têm como objetivo a promoção da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com direitos violados ou em vias de sofrer a violação, investindo na valorização e no fortalecimento de suas famílias e comunidades. Para este fim, são realizadas atividades semanalmente com a população local.

Durante o mês de maio, as oficinas de capoeira contaram com a participação de 45 pessoas.   Destas, 13 são do sexo feminino e 32 do sexo masculino. A faixa etária das participantes: crianças (04 a 12 anos incompletos) e adolescentes (12 a 18 anos incompletos). No dia 05 de maio, foi realizado o batizado dos alunos da capoeira. O evento contou com participação de cerca de 90 pessoas.

As oficinas de futebol tiveram a participação de 75 pessoas.  Destes, quatro são do sexo feminino e 71 do sexo masculino. A faixa etária das participantes: crianças (04 a 12 anos incompletos) e adolescentes (12 a 18 anos incompletos).

Para as oficinas de Mercado de Trabalho, foram mobilizadas 9 pessoas. Destas, 08 são do sexo feminino e 01 do sexo masculino. A faixa etária das participantes: jovens (22 a 29 anos), adultos (30 a 59 anos) e idosos (a partir de 60 anos).

Já a oficina semanal de culinária ensinou a fazer vários quitutes, dentre eles: quindim, pipoca colorida e suspiro. Este mês a atividade teve a participação de 14 pessoas. Destas, 12 são do sexo feminino e duas do sexo masculino. A faixa etária dos participantes: jovens (18 a 29 anos), adultos (30 a 59 anos), idosos (a partir de 60 anos).

No dia 9 de maio, foram realizadas Rodas de Conversa sobre o tema “Cuidado”, com a presença da psicóloga da Terra dos Homens, Marcy Gomes. A primeira Roda de Conversa foi realizada com o grupo da Oficina de Culinária, com a presença de 13 pessoas. A psicóloga fez uma dinâmica e em seguida o grupo pode falar sobre a importância do respeito em relação a si mesmo, considerando os próprios limites, em relação aos colegas e em relação ao Centro Comunitário.

A segunda Roda de Conversa foi realizada com um grupo da Oficina de Futebol, com a presença de 16 crianças.  Neste encontro a psicóloga teve a presença da educadora social Rafaelle Palma. As profissionais da Terra dos Homens fizeram uma dinâmica para ajudar o grupo a se concentrar. Em seguida, elaboraram perguntas ao grupo sobre situações que sentem não ter cuidado e que não são cuidados. A maioria das crianças falou sobre situações de Bullying que sofrem na escola e foram estimulados a pensar formas positivas de lidar com essas situações.

Ainda sobre as rodas de conversa, no dia 29 de maio, foram realizadas três atividades sobre o tema “Combate à Exploração e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. Gianne, socióloga do projeto, fez a primeira roda na parte da manhã com uma turma da Oficina futebol com a presença de 9 crianças e adolescentes. No período da tarde, conversou com o grupo da Oficina de Culinária, com a presença de 6 pessoas e depois com mais um grupo da Oficina de Futebol, com a participação de 16 crianças. Os participantes puderam falar o que sabem sobre esse crime e depois foram distribuídos e lidos materiais que trazem informações importantes sobre como lidar com esse tipo de situação.