Banners menino

Convivência Familiar e Comunitária

Teatro2

Oficinas de arte e cultura colaboram para a interação entre os moradores de Vila Santa Tereza

 

A fim de promover a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com direitos violados ou em vias de sofrer a violação, a Terra dos Homens, com o apoio de FURNAS, desenvolve o Programa Raízes Locais - Vila Santa Tereza, em Belford Roxo. Em prol deste objetivo, investe na valorização e no fortalecimento de suas famílias e comunidades.

No mês de maio o projeto atendeu cerca de 33 crianças, 57 adolescentes, 32 jovens e 19 adultos. 141 pessoas de Vila Santa Tereza participaram de atividade como: oficina de futebol, oficina de teatro social, oficina de teatro/material reciclável e oficina de capoeira.

No futebol, os participantes desfrutaram de momentos de integração, motivação e fortalecimento. Através do esporte, as crianças, os adolescentes e os jovens aproveitaram momentos de lazer e entretenimento.

As oficinas de teatro Social utilizam dinâmicas, jogos e atividades lúdicas para abordar questões direitos sociais de crianças de adolescentes, a fim de informar e estimular processos de empoderamento individuais e coletivos e como forma expressiva e comunicativa.

Assim como o futebol, as oficinas de capoeira colaboram para promover momentos de lazer para a comunidade local. Esta arte colabora para a disciplina, persistência, determinação e obediência.

No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi realizado o Seminário “A Atuação Multiprofissional no Enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes”. O tema norteador foi o enfrentamento a violência sexual e exploração sexual contra crianças e adolescentes e contou com a participação de 161 pessoas, entre profissionais, estudantes e interessados no tema. Valéria Brahim, gerente de programa sociais da Terra dos Homens, foi uma das palestrantes.