Banners menino

Construção e colaboração

Teatro belfordroxo

Crianças de Belford Roxo decoram sala de atividades de Centro Comunitário

O espaço físico da realização da atividade influência no desenvolvimento, aprendizagem e na noção de pertencimento das crianças. Sabendo disso, a Terra dos Homens, com o apoio de Furnas, desenvolveu, no dia 20 de junho, a atividade de decoração da sala de atividades do Centro Comunitário Vila Santa Tereza, em Belford Roxo.

Com o intuito de construir um ambiente acolhedor e dar autonomia para as crianças, a atividade contou com o apoio e colaboração de 10 crianças. A empolgação no decorrer da atividade era contagiante, em momento algum pararam de ajudar e opinar sobre a arrumação do local. Alguns pais/responsáveis foram conferir o resultado e aprovaram. “A sala ficou linda, muito mais colorida. A cara das crianças.”, enfatizou a mãe de 3 crianças que participam da atividade.

Entre as crianças, o comentário era um só: “ficou muito lindo”. Em uma das conversas, duas meninas, de 10 e 11 anos, tiveram o seguinte diálogo. “Está ficando bem diferente, bem lindo e colorido”, disse a menina de 10 anos. A outra, de 11 anos, complementou: “Essa é a intenção. Ficar bem lindo pra (sic) gente brincar.”

Durante a arrumação, a educadora social Rafaelle Palma, também reforçou a questão dos direitos das crianças e adolescentes. Estes ganharam um lugar especial na sala. Após a conversa acerca dos direitos e arrumação da sala, as crianças foram convidadas a desenhar sobre seus direitos e/ou sobre que mensagem gostariam de passar para as pessoas.

“O resultado foi surpreendente. Às vezes o que eles precisam é um tempo para desenhar sobre qualquer coisa. Dessa vez, foi sobre direitos e o eles fizeram mostrou que estão entendendo bem sobre o assunto”, disse Rafaelle.

As crianças demonstram estar bem à vontade no espaço que construíram. Uma das participantes relatou que está se desenvolvendo muito com a realização das atividades. “Aprendo muitas coisas novas, coisas sobre o futuro. A atividade me faz ficar feliz quando estou triste. O melhor de tudo é que ajuda muitas crianças”, disse uma criança de 11 anos.

A surpresa da atividade foi que as crianças demonstraram o desejo em nomear a sala. As opções, criadas pelas próprias crianças, foi: sala dos sonhos e sala feliz. O grupo decidiu fazer uma votação no encontro seguinte para escolher o melhor nome para o cantinho deles.