Banners menino

Aproximação do Posto de Saúde com a Comunidade

Whatsapp image 2017 10 26 at 18.14.34

Profissionais da Terra dos Homens promovem reunião com enfermeira do posto da Mangueirinha

No dia 26 de outubro, a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais, realizou uma reunião com a técnica de enfermagem Selma Regina Franco, do Posto de Saúde da comunidade da Mangueirinha, Duque de Caxias. O encontro teve como objetivo de criar um ambiente para proporcionar a desmistificação dos profissionais do posto de saúde com os adolescentes das escolas onde realizamos atividade sobre gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis.

Como desdobramento da ação, combinamos de criar uma atividade que incluísse a citada técnica de enfermagem a fim de que ela participe de uma das atividades dos grupos na escola falando um pouco da realidade do posto de saúde. Dentre os assuntos que serão discutidos estão: como fazer para acessar o posto? Como fazer para pegar camisinha no posto? A ideia central é que eles possam tirar as dúvidas sobre as questões discutidas nos encontros anteriores com um especialista.

Selma se mostrou muito aberta para o diálogo e participação nas atividades. A técnica de enfermagem parece ser uma pessoa bem dinâmica e extrovertida, o que pode facilitar a aproximação com os jovens e adolescentes. O intuito da entrada de Selma no grupo é mostrar que a proteção às doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência está acessível a eles, basta que eles procurem o local correto.

Para a profissional da saúde, “a entrada no grupo é um grande meio de aproximação com a população local. Precisamos conversar com esses jovens para diminuir a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis. Geralmente, a contaminação acontece por falta de conhecimento ou por vergonha de pegar a camisinha aqui no posto. Quero mostrar que somos acessíveis a eles”, disse entusiasmada em participar das atividades da Terra dos Homens nas escolas.