Banners menino

Tribunal das Olimpíadas

Logo

Adolescentes da comunidade da Mangueirinha discutem a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016

No dia 16 de setembro, a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais, realizou mais uma oficina de Educomunicação*. Os métodos utilizados durante a atividade têm como objetivo transformar a leitura de mídias e produzir abordagens diferenciadas na produção de informações.

Baseados em notícias que saíram em diversos meios de comunicação, os adolescentes criaram Tribunal das Olimpíadas, com argumentos para acusar e defender a realização dos jogos. O intuito da jornalista Márcia Correia e Castro, facilitadora da atividade, foi trabalhar com a capacidade de argumentação dos adolescentes. Para proporcionar um maior entendimento, a jornalista estimulou os participantes a pensar sobre as questões abordadas, utilizando elementos lúdicos para ajudar.

“A ideia da dinâmica era aprofundar a discussão sobre o legado das Olimpíadas, já que esse é o tema da reflexão que a gente propõe com o projeto. O resultado foi ótimo, pensando na faixa etária, eles chegaram a um nível de profundidade na reflexão muito interessante.”, contou Márcia Correia e Castro.

Ao final, o júri deu o seguinte veredicto: “As Olimpíadas no Rio de Janeiro deixou um legado que beneficiou apenas quem mora na área rica. E, além disso, para fazer esse legado muita gente pobre foi prejudicada”. O que condenou a realização dos jogos.

“A aula foi muito interessante. Eu amo falar das Olimpíadas. Eu sempre fui a mais tímida, mas nesta aula eu me soltei mais. Falei pra caramba, adorei essa coisa de júri.”, disse animada Yasmim Pereira, 13 anos.

Os encontros semanais visam propor uma intervenção com o uso das mídias na educação, para a formação de lideranças juvenis na participação social e política da comunidade da Mangueirinha. Com as oficinas, a Terra dos Homens utiliza a comunicação como metodologia para formar jovens com uma visão crítica e engajada para a construção de uma sociedade igualitária.

*O que é Educomunicação?

Educomunicação nada mais é do que como a própria palavra denuncia, é a interação entre dois campos bastante conhecidos e extremamente consolidados: a educação e a comunicação, simplesmente educar por meio da comunicação. Então quando falamos em educomunicação, falamos em diálogo possível entre educadores e comunicadores, ou seja, trata-se de uma área que tenta entender como a educação pode colaborar com os meios de comunicação e como esses últimos podem ser úteis às práticas educativas.