Banners menino

Iniciativa prevê ações de promoção dos direitos da criança e do adolescente

3d331744 d145 4145 99ea 1ae2da3d41ba

Valéria Brahim representa a Terra dos Homens em projeto no Rio de Janeiro

No dia 23 de maio, a Terra dos Homens participou do lançamento oficial do Projeto Rio 2016: Olimpíadas dos Direitos da Criança e do Adolescente, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro/RJ. O evento reuniu cerca de 500 pessoas, entre autoridades, gestores municipais e representantes de instituições da sociedade civil.

A iniciativa tem como objetivo a promoção de ações direcionadas principalmente na prevenção de cinco violações de direitos de crianças e adolescentes consideradas as mais recorrentes em grandes eventos: exploração sexual infantil; trabalho infantil; o uso de álcool e outras drogas; crianças em situação de rua; e crianças perdidas e desaparecidas.

Dentre os eixos de atuação está a capacitação da rede local de atendimento durante os jogos; a capacitação de jovens voluntários para sensibilização direta em locais de grande circulação do público; o desenvolvimento de uma campanha de comunicação de grande porte; e o fortalecimento e ampliação da atuação da rede de gestores municipais.

Para Valéria Brahim, gerente de projetos da Terra dos Homens e palestrante no evento, “abordar a temática do enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes em situações de megaeventos para 180 profissionais do Sistema de Garantia de Direitos no Projeto Rio 2016: Olimpíada do Direito da Criança e do Adolescente foi uma excelente experiência. Os profissionais articularam a temática apresentada com outras violações de direitos pelos quais passam as crianças e adolescentes em megaeventos“, enfatizou.

Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e Direitos Humanos com o objetivo de convergir ações das entidades de proteção à criança e ao adolescente no âmbito do projeto Rio 2016. O documento foi assinado pelo titular da Secretaria de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes do ministério, Rodrigo Torres, pelo prefeito de Belo Horizonte/MG e presidente da FNP, Marcio Lacerda, pelo vice-prefeito do Rio de Janeiro e secretário de Desenvolvimento Social do estado, Adilson Pires, e pelo ministro conselheiro da delegação da União Europeia no Brasil, Thierry Dudermel.

O projeto tem a coordenação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com cofinanciamento da União Europeia (UE) e parceria da organização Viva Rio, da instituição italiana ISCOS Piemonte, da Rede End Child Prostitution, Pornography and Trafficking (ECPAT França), dos municípios Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), além do apoio da Childhood Brasil, do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), da ECPAT Brasil, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Cedeca-RJ, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e da Rede Mercocidades.