Banners menino

II Ciclo de Debates Latino-Americano sobre o Trabalho Social com Famílias de Crianças e Adolescentes

Dsc09898

Com o objetivo de disseminar a cultura em prol do trabalho social com famílias, Terra dos Homens realiza evento em Belo Horizonte

Nos dias 30 e 31 de maio, a Terra dos Homens e o Projeto Providência realizaram o II Ciclo de Debates Latino-Americano sobre Trabalho Social com Família de Crianças e Adolescentes, em Belo Horizonte/MG, Brasil, com o apoio Family For Every Child, Itaipu Binacional e Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais e parceria do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária, Red Latinoamericana de Acogimiento Familiar (Relaf), Dayrell Hotel & Centro de Convenções, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Famiglia Materna.

Com o objetivo de disseminar a cultura em prol do trabalho social com famílias, sobretudo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através de trocas de boas práticas nacionais e internacionais, o evento reuniu 600 pessoas de 18 estados brasileiros e 8 países.

Os palestrantes trouxeram apresentações que demonstraram como os diversos estados do Brasil e outros países têm posto em prática metodologias diversas que garantem a participação e o protagonismo das famílias e crianças atendidas nas temáticas citadas acima.

O evento faz parte de uma série de debates sobre a temática da Convivência Familiar e Comunitária no Brasil. O tema principal do encontro foi a PREVENÇÃO. Um assunto de interesse não só do Brasil como de outros países que estiveram presentes para enriquecer o debate e promover, em nível global, as Diretrizes Internacionais de Cuidados Alternativos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante os dias foram discutidos temas sobre a metodologia de Trabalho Social com Famílias, que se tornou uma necessidade intrínseca para atuação dos trabalhadores sociais, a fim de realizarem um bom atendimento direito as crianças, adolescentes e suas famílias.

Para Vírgilio Resi Marcelo Moreira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Criançaa e dos Adolescentes de Belo Horizonte, “O evento confirmou a necessidade de avançarmos em estratégias para estimular e favorecer a participação de adolescentes e jovens nos espaços de construção e monitoramento das políticas publicas.”, enfatizou.

O debate entre profissionais que atuam com crianças e adolescentes estimula o combate das violações de direitos da população infanto-juvenil que cresce em contextos de pobreza e desigualdade. O processo de formulação, divulgação e implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes é importante, pois promove a mudança no processo e integração social das crianças, adolescentes e jovens.

Nos intervalos as crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Providência realizaram algumas atividades, como: teatro, artes circenses, dança, canto, entre outras.

“Foi uma oportunidade ímpar poder participar deste encontro. As experiências nacionais e , principalmente, as internacionais foram de alta relevância. Trazer pessoas de outros países é muito positivo, pois assim entendemos que mesmo mudando o contexto criança e adolescente é assunto mundial. Me fez ir para um outro lugar. Me impactou.Me inquietou.”, disse uma participante do II Ciclo Latino-Americano.