Banners menino

Futebol para Impacto Social

Futebol prl 5188

Equipe da Terra dos Homens é capacitada pela ACER Brasil

De 04 a 07 de abril, a Terra dos Homens, através da equipe do Programa Raízes Locais (PRL), participou da capacitação “Futebol para Impacto Social” realizada pela ACER Brasil. O treinamento executado pelo coordenador de esportes, Davi Alexsander, e o instrutor de esportes, Orlando Carlos, objetivou partilhar experiência adquiridas com um projeto da ACER, cujo nome é Futebol e Cidadania e multiplicar a metodologia do Coaches Across Continents, líder mundial no esporte para o movimento de impacto social.

O treino realizado com a equipe do PRL e crianças da comunidade da Mangueirinha, em Duque de Caxias/RJ, ocorreu durante 20 horas de atividades práticas e teóricas. Todas as técnicas ensinadas pelos profissionais da ACER visavam mostrar que o futebol, assim como os outros esportes, podem transformar histórias de vidas.

Através de experiências de grandes atletas, os profissionais da ACER Brasil mostraram que o treinamento com as crianças pode ajudar na agilidade, superação, preparação, equidade de gênero, entre outros. Como tudo o que foi dito, as experiências adquiridas no treinamento de futebol podem ser levadas para a vida pessoal.

Segundo Davi Alexsander, “A implantação da atividade física baseada em uma metodologia de impacto social em jovens, adolescentes e crianças leva a algo além do esporte. Usando o esporte como uma ferramenta para melhorar o relacionamento, a oportunidade escolha e a saúde. É mágico estar aqui e vê o sorriso no rosto das crianças, a alegria deles em estar participando das atividades, de estar conhecendo as pessoas que vão trabalhar com eles. É uma satisfação muito grande está participando dessa parceria.”, disse.

Os quatro dias de ação de impacto social deixaram evidente a vontade que as crianças têm de aprender e o esforço para superar os limites. Patrícia Vera, adolescente participante da atividade, destaca a satisfação de estar presente na atividade, “É muito bom estar aqui. Muito melhor do que está lá fora, na rua. Este mundo não está oferecendo nada de bom.”, disse eufórica.

A capacitação já parte de uma nova ação que será desenvolvida pela Terra dos Homens, em parceira com a ABC Trust, no alto da Comunidade da Mangueirinha, o projeto Artilheiros da Paz. Este visa aproveitar o esporte para trabalhar questões fundamentais relacionadas à busca por uma cultura de paz, aos direitos humanos e ao protagonismo infantojuvenil, dentre outras, contribuindo para o desenvolvimento social dos participantes.

‪#‎FutebolParaImpactoSocial‬