Banners menino

Encontro Nacional de Acolhimento Familiar

Banner inscri%c3%87%c3%83o 800xx800px 1

Nos dias 15 e 16 de março, ocorrerá o Encontro Nacional Sobre Acolhimento Familiar, com lançamento do Guia de Acolhimento Familiar.

O Encontro terá o formato híbrido: presencial (que, devido às restrições sanitárias, será restrita a convidados) e com transmissão ao vivo pelo canal da Rede SUAS e pelo canal do Ministério da Cidadania e têm como objetivo difundir o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, um serviço do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que organiza o acolhimento, em residências de famílias acolhedoras previamente selecionadas e capacitadas, de crianças e adolescentes afastados de suas famílias por meio de medida protetiva, até que seja viabilizado o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção. O serviço de família acolhedora propicia o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária, permitindo a continuidade da socialização da criança/adolescente.

No primeiro dia do evento(15/03), além do lançamento do Guia e de uma cartilha interativa sobre acolhimento familiar – baseada no conteúdo do Guia, serão apresentados os principais benefícios do acolhimento família, e depoimentos. O segundo dia (16/03) trará orientações práticas sobre como operacionalizar o serviço de Família Acolhedora, com palestras de diversos especialistas e depoimentos de famílias acolhedoras.

O Guia de Acolhimento Familiar proporciona uma compreensão ampla sobre o que é o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e suas principais características, parâmetros e benefícios para crianças e/ou adolescentes acolhidos, oferecendo orientações para sua implementação qualificada. 

Para ter acesso aos cadernos: CLIQUE AQUI

Para ter acesso as transmissões: 15/03, CLIQUE AQUI | 16/03 CLIQUE AQUI