A busca pelas próprias raízes é uma jornada profundamente humana e um direito fundamental, garantido por lei.
A Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), representante do Serviço Social Internacional (SSI) no Brasil, o Serviço Social Internacional da França conta com o apoio da Embaixada da França, no Brasil, em parceria com o Instituto de Psicologia (IP-UERJ), Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (GEPSID) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro convidam os profissionais da psicologia, serviço social, adotados, famílias e a sociedade em geral para o Encontro Intersetorial sobre Buscas às Origens de grande relevância sobre o Direito à Origem Biológica que ocorrerá no dia 17 de novembro (segunda), das 14h às 16h30, na Universidade Estado do Rio de Janeiro, na sala 10.030, bloco D, Maracanã. Evento para convidados.
O encontro discutirá a importância legal, social e psicológica do acesso às informações sobre as origens de pessoas adotadas em processo de busca por reconhecimento, coma as falas de SANDRINE PEPIT (formação em direito de família e psicologia e possui vasta experiência em proteção internacional da infância. Após trabalhar para a Autoridade Central do Quebec, ingressou no Escritório Permanente da Conferência da Haia sobre Direito Internacional Privado, onde contribuiu para o trabalho em processos de adoção internacional e proteção de crianças em situações transfronteiriças), WIEM GUEDIRA (coordenadora da filial francesa do Serviço Social Internacional, mestre em Direito Internacional e possui graduação universitária em Proteção Infantil, com experiência em adoção internacional, conflitos familiares internacionais e sequestros parentais de crianças) e a medição de ANNA UZIEL (professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e diretora do Instituto de Psicologia da UERJ. É pesquisadora associada do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) e fundadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (GEPSID) e Coordenadora da área de Psicologia da FAPERJ.
Será abordado o amparo legal ao direito de conhecer a origem biológica, previsto em dispositivos nacionais e internacionais. A compreensão dos aspectos psicológicos dessa busca é fundamental para desenvolver uma escuta qualificada e intervenções éticas que garantam a integridade emocional de todos os envolvidos no processo de adoção.
A programação contará com especialistas que abordarão:
- A importância da busca por origens (caso);
- Aspectos psicológicos e sociais envolvidos na busca;
- Fundamentos legais internacionais do direito à origem;
- Procedimentos práticos para acesso às informações na França;
- Atuação do Serviço Social Internacional em casos nacionais e internacionais;
- O projeto Racine no Brasil.
SERVIÇO|
Evento: Encontro Intersetorial sobre Busca às Origens - Evento para convidados
Realização: Instituto de Psicologia, Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (GEPSID) e Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), com apoio da Embaixada da França e parceria do Serviço Social Internacional da França (SSI)
Data: 17 novembro de 2024 Horário: das 14h às 16h30
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(Rua São Francisco Xavier 524, sala 10.030, bloco D, Maracanã, Rio de Janeiro)
Informações a imprensa: Raum Batista (21) 98059-2330