Documentário com direção coletiva de 80 adolescentes do projeto social Terra dos Homens, do Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, baixada fluminense é convidado para participar da 7ª edição do FestCine Pedra Azul
Nascido no Complexo da Mangueirinha, localizado em Duque de Caxias/RJ, com cerca de 25 mil habitantes, este documentário é fruto do olhar e da escuta de 80 adolescentes (11 a 18 anos) que decidiram contar as histórias de sua própria comunidade. A partir da reflexão sobre suas histórias, eles revelam narrativas de trabalhadores, estudantes, artistas, atletas, líderes comunitários e empreendedores que, dia após dia, constroem resistência, autoestima e cuidado coletivo.
Mais do que registrar trajetórias, o filme mostra como a saúde mental atravessa essas vidas e como a arte, a educação e a comunicação se transformam em ferramentas de expressão e fortalecimento. Entre entrevistas, slams e imagens do território, surge um retrato vivo da favela que sonha, luta e cria futuro.
Um documentário sobre nós.
Sobre a Mangueirinha que não é só dor, mas potência, cultura e vida.
“Esse documentário é uma grande oportunidade que a Associação Brasileira Terra dos Homens teve de tornar visível o mundo invisível das favelas e periferias dos grandes centros urbanos. “Vozes da Alma: o silêncio não mora aqui” retrata o mundo criativo de lideranças comunitárias que ultrapassam a versão de que nas comunidades o que impera é a violência. Ressignificar o mundo das periferias é acreditar na criatividade para transformar sonhos em realidades.”, comentou Claudia Cabral, diretora executiva da Associação Brasileira Terra dos Homens.
“Vozes da Alma trouxe um jeito diferente de ensinar. Durante a gravação do documentário e o lançamento da música, a gente aprendeu coisas novas, que não são mostradas na escola. Foi uma experiência que abriu a mente e mostrou que também podemos contar nossas histórias e transformar nossa realidade através da arte.”, depoimento P., 14 anos, jovem participante do projeto.
7ª edição do FestCine Pedra Azul
Acontece entre os dias 24 a 27 de setembro, transformando a região serrana do Espírito Santo em um ponto de encontro entre cinema e natureza. Este ano, o festival recebeu 1.552 inscrições de 98 países, e vai exibir gratuitamente 45 filmes nacionais no Auditório Eliezer Batista, do Hotel Vista Azul, em Pedra Azul/ES.
AGENDA:
Documentário: “VOZES DA ALMA: O SILÊNCIO NÃO MORA AQUI”
Quando: 24 de setembro, às 15h
Onde: Hotel Vista Azul, Pedra Azul/ES