DOCUMENTÁRIO “VOZES DA ALMA: O SILÊNCIO NÃO MORA AQUI” É LANÇADO NA 7ª EDIÇÃO DO FESTCINE PEDRA AZUL, NO ESPÍRITO SANTO

Documentário com direção coletiva de 80 adolescentes do projeto social Terra dos Homens, do Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, baixada fluminense é convidado para participar da 7ª edição do FestCine Pedra Azul

Nascido no Complexo da Mangueirinha, localizado em Duque de Caxias/RJ, com cerca de 25 mil habitantes, este documentário é fruto do olhar e da escuta de 80 adolescentes (11 a 18 anos) que decidiram contar as histórias de sua própria comunidade. A partir da reflexão sobre suas histórias, eles revelam narrativas de trabalhadores, estudantes, artistas, atletas, líderes comunitários e empreendedores que, dia após dia, constroem resistência, autoestima e cuidado coletivo.

Mais do que registrar trajetórias, o filme mostra como a saúde mental atravessa essas vidas e como a arte, a educação e a comunicação se transformam em ferramentas de expressão e fortalecimento. Entre entrevistas, slams e imagens do território, surge um retrato vivo da favela que sonha, luta e cria futuro.

Um documentário sobre nós.

Sobre a Mangueirinha que não é só dor, mas potência, cultura e vida.

“Esse documentário é uma grande oportunidade que a Associação Brasileira Terra dos Homens teve de tornar visível o mundo invisível das favelas e periferias dos grandes centros urbanos. “Vozes da Alma: o silêncio não mora aqui” retrata o mundo criativo de lideranças comunitárias que ultrapassam a versão de que nas comunidades o que impera é a violência. Ressignificar o mundo das periferias é acreditar na criatividade para transformar sonhos em realidades.”, comentou Claudia Cabral, diretora executiva da Associação Brasileira Terra dos Homens.

“Vozes da Alma trouxe um jeito diferente de ensinar. Durante a gravação do documentário e o lançamento da música, a gente aprendeu coisas novas, que não são mostradas na escola. Foi uma experiência que abriu a mente e mostrou que também podemos contar nossas histórias e transformar nossa realidade através da arte.”, depoimento P., 14 anos, jovem participante do projeto.

7ª edição do FestCine Pedra Azul

Acontece entre os dias 24 a 27 de setembro, transformando a região serrana do Espírito Santo em um ponto de encontro entre cinema e natureza. Este ano, o festival recebeu 1.552 inscrições de 98 países, e vai exibir gratuitamente 45 filmes nacionais no Auditório Eliezer Batista, do Hotel Vista Azul, em Pedra Azul/ES.

 

AGENDA:

Documentário: “VOZES DA ALMA: O SILÊNCIO NÃO MORA AQUI”

Quando: 24 de setembro, às 15h

Onde: Hotel Vista Azul, Pedra Azul/ES