Banners menino

A importância da comunicação em uma cooperativa

Screen shot 2015 07 01 at 10.24.12 am copy

Terra dos Homens proporciona oficina de comunicação para os integrantes do Mangarfo

A fim de mostrar a importância da comunicação para o sucesso de uma cooperativa, a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais (PRL), realizou a oficina “Comunicação Organizacional Cooperativista” para a equipe do Mangarfo*. O encontro realizado no dia 28 de junho, na sede do PRL, foi mediado pela jornalista Mariana Freire e reuniu 13 pessoas.

O objetivo da oficina foi compreender as relações interpessoais e com a sociedade através da comunicação. Um meio que proporciona uma interação entre os participantes através de estruturas discursivas e narrativas, estabelecendo melhores relações de trabalho para os integrantes do Mangarfo.

Durante o encontro, que acontece quinzenalmente, foi elaborado um plano de comunicação que norteará as participantes no tratamento interno como equipe e no modo de tratamento e comunicação com clientes externos.

Através das oficinas a jornalista Mariana Freire colabora para o entendimento da cooperativa como um processo de organização em busca de interesses coletivos, a combinação de esforços para atingir os propósitos do grupo.

*O que é o Mangarfo?
O Mangarfo é um grupo de 20 mulheres, das quais 50% são mães de crianças na primeira infância com índice de vulnerabilidade social, que residem na Mangueirinha, uma comunidade do município de Duque de Caxias-RJ. O objetivo do projeto é garantir a autonomia financeira de suas integrantes e suas famílias e colaborar para o crescimento saudável das crianças pequenas reduzindo o índice de violência intrafamiliar e comunitária.