Banners menino

7ª Semana do Bebê discute maternidade no sistema prisional do Rio de Janeiro

Ser m%c3%a3e %c3%a9 ter nos seus bra%c3%a7os a maior riqueza do mundo

Dos dias 6 a 8 de outubro de 2021 acontecerá a 7ª Semana do Bebê, com o tema “SER MÃE É TER NOS SEUS BRAÇOS A MAIOR RIQUEZA DO MUNDO! Será um evento on-line e gratuito realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Unidade Materno Infantil (UMI), com uma série de debates sobre: Guarda Compartilhada, Audiência de Custódia e Saúde Integral e Encarceramento, pelo YouTube, no Canal da Terra dos Homens.

PROGRAMAÇÃO|

06/10 | 10h-12h | MESA DE ABERTURA

Fernando Veloso, Secretário de Estado de Administração Penitenciária/RJ.

Roberta Barrouin C. de Souza, Juíza de Direito do TJRJ/VEP, Integrante do GT da CGJ/TJRJ de Erradicação da Subidentificação dos Presos da SEAP/RJ e do Comitê Estadual.

Luciana Phebo, Diretora Regional do UNICEF/RJ, Médica Pediatra.

Viviane Alves, Diretora da Unidade Materno Infantil (UMI/SEAP).

MESA 1| GUARDA COMPARTILHADA

MEDIADORA: Eliana O. Alves

Raquel Chrispino, Juíza de Direito do TJRJ, titular da Vara de Família de São João de Meriti, coordenadora da Comissão de Valorização da Primeira Infância/TJRJ.

Roberta Marília, Psicóloga do TJRJ, Mestre em Psicologia Social pela UERJ, Terapeuta de Casal e Família e associada da ATF /RJ.

07/10 |10h-12h | MESA 2 AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

MEDIADORA: Anna Paula Uziel

Mariana Castro de Matos, Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro, Coordenadora do Núcleo de Audiência de Custódia.

Luciana Simas, Consultora em audiências de custódia pelo CNJ/Programa Fazendo Justiça; doutora em Bioética e Saúde Coletiva, UFRJ, com intercâmbio na Universidade da Florida- Levin College of Law.

Luanna Marley O. e Silva, Advogada e pesquisadora. Mestra em Direitos Humanos pela UnB. Doutoranda em Direito -UnB. É Consultora em audiência de Custódia do Programa Fazendo Justiça CNJ/UNODC.

08/10 | 10h-12h | MESA 3 SAÚDE INTEGRAL E ENCARCERAMENTO

MEDIADOR: Raum Batista

Marden Marques S. Filho, Gestor de Saúde na Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará.

Lúcia Helena A. Abdalla, Psicóloga Clínica, Terapeuta Narrativa especialista em Saúde Mental Infanto-juvenil pela PUC-Rio, diretora do Instituto Reciclando Mente, Diretora da comissão científica da ATF/RJ.

"As mulheres privadas de liberdade não estão privadas da sua maternidade. A semana do bebê, é uma semana para fortalecer os vínculos e cuidados entre as mulheres presas e seus filhos. A semana do bebê, é uma semana de articulação interinstitucional de organizações do judiciário, do serviço público e da sociedade civil, na defesa da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes que tem suas mães privadas de liberdade" comenta Raum Batista - psicólogo, consultor do Centro de Estudos da Associação Brasileira Terra dos Homens e membro do Movimento Nacional Pro-Convivência Familiar e Comunitária.

Nesta 7ª edição, as gestantes, mães e bebês no sistema prisional também participarão de oficinas presenciais e on-line de 5 a 8 de outubro, na sede da UMI, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.

Este ano os parceiros são Secretaria de Estado de Administração Penitenciária/RJ, TJRJ, SUS, Secretaria de Saúde do Governo do Estado do RJ, Secretaria Municipal da Prefeitura do RJ, Unicef/Brasil, GEPSID, UERJ, CECIP e Terra dos Homens.