Banners menino

OFICINA ON-LINE| FERRAMENTAS DE TRABALHO SOCIAL COM AS FAMÌLIAS

Divulga%c3%a7%c3%a3o oficinas  11

O Centro de Estudos da Associação Brasileira Terra dos Homens em parceria com a LLS Consultoria realizam a Oficina on-line Ferramentas de Trabalho Social com as Famílias - Genograma, Ecomapa e Mapa da Rede.

Genograma - É um modelo para o desenho da família que proporciona uma visão gestáltica dos padrões complexos da família. O desenho distribui informações sobre os membros da família e de seus relacionamentos, por várias gerações. É uma rica fonte de hipóteses na busca de entendimento de como as problemáticas apresentadas pela família podem ser conectadas ao seu próprio contexto.

Mapa da Rede Social - Inclui os indivíduos com quem interage uma determinada pessoa, sua família, amizades, inimizades, relações de trabalho ou escolares (companheiros de trabalho ou mesmo de estudo), relações comunitárias (clubes, grupos religiosos, associações) e de serviços (serviços de saúde e outros).

Ecomapa - Fotografa o intercâmbio dinâmico entre os membros dessa família com os sistemas extrafamiliares, como escola, igreja, lazer, amigos, vizinhos, trabalho, cultura, Juizado, Conselho

Tutelar, serviços médicos, serviços psicológicos, serviços assistenciais, abrigo, profissionais, família extensa, de acolhimento e de origem (em caso de colocação temporária).

 

CARGA HORÁRIA| Carga horária total de 12 horas. sendo 1 encontro de 2 horas por semana.

PERÍODO| Maio - Junho/2022. Podendo haver alterações.

PERIODICIDADE| Sextas-feiras: 9h30 às 11:30. Dias 13/05, 20/05, 27/05, 03/06, 10/06 e 24/06.

LOCAL| Plataforma virtual ZOOM.

PÚBLICO-ALVO| Profissionais  da Rede de proteção à Criança e Adolescente  -  Assistência Social, Judiciário,  Organizações da  Sociedade Civil, Conselho Tutelar, Estudantes e todos interessados no tema.

NÚMERO DE VAGAS| 15 vagas. VAGAS LIMITADAS. Mínimo de 08 participantes para realização da Oficina.

PROPOSTA PEDAGÓGICA|                                                                                                                                                                                                                                                          AULA 1 - Pressupostos do pensamento sistêmico aplicado na área social.
AULA 2 - Fundamentos Trabalho Social com Famílias.
AULA 3 - Genograma. 
AULA 4 - Ecomapa.
AULA 5 - Mapa da Rede.
AULA 6 - Estudo de casos com as ferramentas de Trabalho Social com Famílias.

INSCRIÇÕES| Clique aqui

CERTIFICAÇÃO| O participante deverá apresentar uma frequência igual ou superior a 75%, que será acompanhada através de preenchimento virtual da lista de presença. O certificado será fornecido pela Associação Brasileira Terra dos Homens, no prazo de 05 dias úteis, após o término da oficina.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones (21) 98059-2330 / 99912-6713 ou se preferir nos envie um e-mail para terradoshomens@terradoshomens.org.br 

PERFIL DOS PROFISSIONAIS |

CLAUDIA CABRAL

Psicóloga, pós-graduada em Pedagogia (Paris), terapeuta de família, fundadora e diretora executiva da Associação Brasileira Terra dos Homens, consultora do Unicef na elaboração do Plano Nacional da Convivência Familiar e Comunitária, consultora do SSI de Genebra na elaboração do Guidelines Internacional de Cuidados Alternativos, coordenadora do GT Nacional que fundamentou as Orientações Técnicas sobre Acolhimento em 2009, idealizadora e membro fundadora do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária(MNPCFC), membro do conselho consultivo da Rede Latinoamericana de Acolhimento Familiar(RELAF), consultora do SSI - Serviço Social Internacional de Genebra e membro fundadora da aliança mundial Family For Every Child.

MARCY GOMES

Psicóloga, especialista em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente(PUC/Rio) e Terapeuta de Família(ITF/RJ). Experiência em supervisão de ações da equipe que atua nos projetos de ação direta e rede. Além disso, foi coordenadora do Projeto Família Acolhedora na secretaria de Assistência Social do município do Rio de Janeiro. Atualmente, assessora de projetos sociais e capacitadora do Centro de Estudos da Associação Brasileira Terra dos Homens(ABTH/RJ).

RAUM BATISTA

Psicólogo, especialista em Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais(PUC/MG), especialista em Gestão de Projetos(UERJ), mediador do Conflito pelo programa Polos Cidadania(UFMG), membro da Comissão Científica da Associação de Terapia de Família(ATF/RJ), Agente da Org. Reciclando Mentes, membro do Grupo Gestor do Movimento Nacional pró Convivência Familiar e Comunitária e assessor técnico e capacitador do Centro de Estudos da Associação Brasileira Terra dos Homens(ABTH/RJ).

INSCRIÇÕES| Clique aqui