Banners menino

Dia do Guarda-chuva Azul

Abril 16 2023  4

Hoje, 16 de abril, é o Dia do Guarda-chuva Azul. Um dia internacional que conscientiza sobre como cuidar melhor dos meninos e protegê-los da violência sexual. Você sabe que, em 2020, o Disque 100 recebeu mais de 23.311 denúncias em todo o Brasil, e os números apontam que 36,97% das vítimas são do sexo masculino. O abuso e a exploração sexual de meninos também existe!

O dado mais alarmante é que esses 36,97% representem apenas 10% das casos de violência sexual. Isso porque muitos casos não chegam a ser denunciados. Os meninos e suas famílias, além da violência física e emocional, enfrentam o machismo e estereótipos da masculinidade. Muitos sofrem em silêncio, sentindo-se cada vez mais humilhados e, possivelmente, correndo mais riscos de desenvolver problemas desencadeados pelo trauma, como ansiedade, depressão e outros transtornos.

22 membros da aliança internacional Family For Every Child estão participando da campanha este ano, e nós somos um deles! Por isso, precisamos falar mais sobre esse assunto para proteger nossas crianças e adolescentes. Podemos contar com você? Vamos formar essa rede de proteção!

Em caso de suspeita de situação de abuso ou exploração sexual, sempre denuncie! Disque 100. A ligação é gratuita, anônima e pode ser feita de qualquer lugar do Brasil. Você também pode fazer a denúncia via App.

Amanhã, dia 17 de abril, teremos uma live com Raum Batista, psicólogo da Terra dos Homens, e os Jovens Líderes. NÃO PERCA! Fique de olho em nossos canais de mídia social no mês de abril.