Banners menino

JOVENS LÍDERES

51946529 609032642893894 2317863776566640640 n

O projeto Jovens Líderes, desenvolvido pela Terra dos Homens, trabalha com o uso criativo das ferramentas de comunicação (teatro, mídias sociais, meios de comunicação em geral) para desenvolver o senso crítico e reflexivo de crianças e adolescentes na Favela da Mangueirinha, em Duque de Caxias. O desenvolvimento da ação busca proporcionar maior autonomia para experimentação, o improviso e a autoexpressão. Este campo de aprendizado possibilitará o acesso aos meios de comunicação, ao debate e à publicização de temas ligados à juventude, à cultura e à cidadania, através do desenvolvimento de diferentes oficinas e produtos que refletem essa discussão.

Esta ação empodera e promove autonomia para a juventude com base no acesso ao conhecimento tecnológico e na preparação do cidadão informado, crítico e criativo. A partir de então, a ação gera observadores críticos dos meios de comunicação e capazes de criar as próprias mensagens e conteúdos, instigando os jovens a pensar e a expor suas opiniões.

Deste modo, a execução assegura não apenas a expressão comunicativa das novas gerações, o que possibilita a ampliação do vocabulário e repertório; aumento das habilidades de comunicação; desenvolvimento de competências para trabalho em grupo, para negociação de conflitos e paraplanejamento de projetos em prol de um objetivo comum a todos os participantes.

O desenvolvimento da ação é pautado em experiências lúdicas, culturais e vivenciais com a perspectiva construtiva e formativa para o posicionamento crítico e de alternativas de enfrentamento da realidade vivida.

As oficinas foram utilizadas como outro elemento estratégico importante para  abordar a autoproteção e cuidados com os adolescentes e jovens das escolas. Por meio de oficinas semanais os profissionais do projeto trabalharam temas relacionados à redução da violência. Nessa perspectiva, o projeto realizou atividades sistemáticas que possibilitaram a criação de um grupo de protagonistas adolescentes e jovens.