Banners menino

Transformação de vida

Images  3

Metodologia de Trabalho da Terra dos Homens contribui para mudança de comportamento de famílias

No mês de setembro, o projeto Reintegração Familiar – Meu Lar, Minha História, desenvolvido pela Terra dos Homens, completou 9 meses de atendimento direto a 20 famílias do Complexo da Maré, comunidade do Rio de Janeiro. Para avaliar o trabalho executado, Thiago Colmenero – psicólogo da Terra dos Homens – e Mariana Mota – assistente social da Terra dos Homens- realizam uma pesquisa qualitativa do processo de atendimento familiar.

Colmenero comemora o avanço do trabalho. “O resultado tem sido muito positivo. Todas as famílias veem de maneira muito feliz e potente, agradecendo nossas contribuições e intervenções.”, disse entusiasmado.

As famílias atendidas demonstram satisfação com o apoio que a equipe da Terra dos Homens oferece para o fortalecimento dos vínculos. “O atendimento que vocês – Thiago e Mariana - fazem é muito importante para mim e para as crianças. Vejo uma melhora no comportamento deles” (M. A., 51, Avó e cuidadora de uma adolescente).

O adolescente M. de 17 anos mostra a surpresa com a mudança de comportamento.

 “Não acreditava que fosse mudar. Meu relacionamento amoroso mudou, minhas atitudes também, assim como o modo como eu trato as pessoas. Consegui um curso de Jovem Aprendiz e agora penso em um futuro diferente”, disse.

As 72 visitas domiciliares com familiares, cuidadores, crianças e adolescentes - que estejam passando por uma ou mais violação de direitos - criam um espaço de compartilhamento e troca de experiências proporcionando maior reflexão das relações familiares e comunitárias.