Banners menino

SERIE WEBINAR

Preto ciclismo fitness para homens post para facebook

O processo da Guarda Compartilhada vem aos poucos sendo sedimentado como alternativa no país. Ter mais clareza sobre este contexto, talvez ajude a preservar a dignidade do exercício da maternidade e da paternidade como direito das crianças na preservação dos vínculos familiares.

Pensando que o cuidado compartilhado proporciona condições favoráveis para o desenvolvimento da criança e para os membros da família, propomos refletir sobre a possibilidade de estabelecer a guarda compartilhada para casos específicos, como para as pessoas privadas de liberdade e sua família extensa.

Mediante o desafio, vamos neste evento, refletir sobre o direito da criança de ser acompanhada por um de seus pais, que não perderá a sua responsabilidade mesmo quando o/a filho/a estiver sob os cuidados da família extensa. Este apoio Legal pode trazer sensação de justiça e pertencimento, auxiliando no amparo a reinserção social do pai ou da mãe e na manutenção dos afetos e vínculos dos membros da família com a pessoa privada de liberdade.

Clique aqui para asistir.

 

P R O G R A M A Ç Ã O |

ABERTURA

Associação Brasileira Terra dos Homens - ABTH

CLAUDIA CABRAL - Psicóloga, diretora executiva da Ass. Brasileira Terra dos Homens, Membro fundadora do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária e consultora do Unicef/Brasil e Serviço Social Internacional, Rio de Janeiro/RJ.

RAUM BATISTA - Psicólogo, membro da Ass. Terapia de Família/RJ/ Consultor Técnico da Associação Brasileira Terra dos Homens, Rio de Janeiro/RJ.

Coordenadoria da Comissão de Valorização da Primeira Infância do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - COVIP

RAQUEL CHRISPINO - Juíza titular da 1ª vara de Família de Comarca de São João de Meriti e integrante da coordenação judiciária de articulação das Varas da Infância e Juventude do Estado e Coord. Comissão de valorização da Primeira Infância do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ.

Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

ANNA PAULA UZIEL – Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora associada do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos - CLAM/IMS/UERJ, Rio de Janeiro/RJ.

 

PALESTRAS

TEMA| Apresentação do Projeto Amparando Filhos

ELIANA OLINDA ALVES | Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), Psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Professora do curso de Pós-graduação em Psicologia Jurídica da PUC/RJ.  Psicóloga da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – CEVIJ, Rio de Janeiro/RJ,

 

TEMA| O contexto da Guarda Compartilhada no Brasil

FERNANDO FARIAS VALENTIN| Sociólogo, fundador e coordenador executivo do Observatório da Guarda Compartilhada - OBGC Brasil, São Paulo/SP

 

TEMA| Processo de Guarda Compartilhada, uma Possibilidade?

RAQUEL CHRISPINO | Juíza titular da 1ª vara de Família de Comarca de São João de Meriti e integrante da coordenação judiciária de articulação das Varas da Infância e Juventude do Estado e Coord. Comissão de valorização da Primeira Infância do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ.

 

MEDIAÇÃO

HELOISA HELENA BARBOZA| Doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/FIOCRUZ e Livre Docente em Direito Civil pela UERJ.

 

DATA| 26/02/2021                 HORÁRIO| das 14h às 16h                 PLATAFORMA| Canal do YOUTUBE/Terradoshomens

 

I N S C R I Ç Ã O |

Para ter acesso ao WEBINAR, favor CLIQUE AQUI e faça sua inscrição.

Evento GRATUITO pelo Canal do YOUTUBE/Terradoshomens.

 

R E A L I Z A Ç Ã O|

Associação Brasileira Terra dos Homens

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Obras

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro