Banners menino

Ser Igual

Img 0069

Participantes do projeto Sexualidade na escola promovem Mostra Cultural

Em um dia ensolarado e de muito calor, os adolescentes do projeto Sexualidade na escola, da Terra dos Homens, realizaram a Mostra Cultural com o tema “Sexualidade e Gênero na Escola – A diferença nos enriquece... o respeito nos une...”. O evento, que reuniu mais de 70 pessoas, ocorreu no dia 12 de dezembro na sede do Programa Raízes Locais, comunidade da Mangueirinha, em Duque de Caxias.

A atividade contou com o lançamento do jogo Terra da Proteção, desenvolvido por profissionais da Terra dos Homens. O jogo é um instrumento lúdico com o objetivo de promover o conhecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Constituição Federal de 1988 e artigo do Código Penal que trata dos crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes.

Os participantes expressaram a alegria e gratidão por obter novos conhecimentos. A.C., de 20 anos, relatou: “Achei muito interessante, pois temos que saber os nossos direitos.”. Já o entusiasmo de L.R, 12 anos, ficou visível em seu depoimento: “Amei. Aprendi muitas coisas”.

Além deste jogo, os adolescentes desenvolveram uma brincadeira sobre questões de gênero. O objetivo era mostrar que não existem objetos de homens e de mulheres. Com o uso dessa atividade, os adolescentes provocaram a reflexão no público presente.

A fim de promover o conhecimento, a Mostra Cultural contou ainda com a participação de Marcos Luiz Oliveira da Costa, mais conhecido como Marcos Lord, professor municipal de Duque de Caxias e especialista em Gênero e Diversidade Sexual na Escola. O profissional destacou que “precisamos construir uma sociedade mais igualitária, que garanta a mulher os seus direitos de ser e de estar nesta sociedade. Como por exemplo: disputar espaço no mercado de trabalho e na sociedade, ter dignidade, construir a sua família e ser reconhecida independente de status social. O que estamos querendo construir é uma sociedade mais justa”, frisou.

Para finalizar este dia de muito aprendizado, o Mestre Monge – professor de capoeira da Terra dos Homens – organizou uma apresentação dos seus alunos com direito a Maculelê e Roda de Samba.