Banners menino

Reflexão e aprendizado

Agosto

Atividades colaboraram para o pensamento crítico dos participantes de Vila Santa Tereza

 

O desenvolvimento das atividades no Centro Comunitário Vila Santa Tereza contribui para a promoção da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com direitos violados ou em vias de sofrer a violação, para isso, investe na valorização e no fortalecimento de suas famílias e comunidades. A ação é desenvolvida pelo Terra dos Homens com o financiamento de FURNAS.

No início do mês, foi realizado o encontro com o grupo reflexivo com o objetivo de continuidade na temática da violência e exploração sexual, mas com foco nas formas de denúncia e estratégias de saída da violação.

Em função das queimadas que ocorreram em diferentes regiões do país, os participantes da oficina de teatro foram estimulados a refletir sobre o cuidado e preservação do meio ambiente. Além das discussões em sala, foi exibido o filme O Rei Leão para fomentar o debate e os alunos (com participação de alguns do futebol) plantaram sementes de girassol. Neste mês, a oficina teve a participação de 12 pessoas. Destas, oito são do sexo feminino e quatro do sexo masculino. A faixa etária das participantes: crianças (04 a 12 anos incompletos) e adolescentes (12 a 18 anos incompletos).

As oficinas de capoeira contaram com a participação de 15 pessoas, sendo 7 são do sexo feminino e 8 do sexo masculino. A faixa etária das participantes: crianças (04 a 12 anos incompletos) e adolescentes (12 a 18 anos incompletos).

Nas oficinas de futebol, o mês de agosto fechou com a participação de 30 pessoas. Destes, duas são do sexo feminino e 28 do sexo masculino. A faixa etária das participantes: crianças (04 a 12 anos incompletos), adolescentes (12 a 18 anos incompletos) e jovens (18 a 25 anos).

O conhecimento é a base do desenvolvimento humano. “Quanto mais a gente saber das coisas é melhor... estudar é sempre bom!”. Essa frase foi dita por uma participante da oficina de Mercado de Trabalho. Neste mês, a atividade contou com a participação de 07 pessoas. Destes, todas são do sexo feminino. A faixa etária das participantes: adultos (30 a 59 anos) e idosos (a partir de 60 anos).

Já pensou em aprender a fazer pizza, pão de mel com recheio de doce de leite e strogonoff?! Foi isso que os participantes da Oficina de Culinário puderam desfrutar neste mês. A atividade teve a participação de 21 pessoas, 18 são do sexo feminino e três do masculino. A faixa etária das participantes: jovens (20 a 29 anos), adultos (30 a 59 anos) e idosos (a partir de 60 anos).