Banners menino

NORDESTE NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 dsc1027

Projeto “Proteção em Rede” debate a temática no contexto de grandes obras e eventos

Com o apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos – Ministério da Justiça e Cidadania e do Conselho Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (CONANDA), a Terra dos Homens realizou a última reunião entre as redes e empresa prevista no Projeto Proteção em Rede: Diálogo e Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes em Contexto de Grandes Obras e Eventos. A ação ocorreu nos dias 18 e 19 de julho em Cabo de Santo Agostinho/PE.

O evento contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas, entre técnicos, conselheiros tutelares e conselheiros do CMDCA das cidades do Cabo de Santo Agostinho/PE e Ipojuca/PE, São José da Tapera/AL e técnicas da Terra dos Homens que facilitaram todas as atividades do Projeto para Construção do Plano Operativo.

“A troca de experiências entre os municípios e o diagnóstico apresentado da violência sexual de crianças e adolescentes nos municípios envolvidos foram a base de sustentação para a construção de um plano que contemplasse a realidade dos municípios no enfrentamento a esta problemática. Foi um processo de construção bastante rico de aprendizado, principalmente porque foi debatido a realidade do município e os meios reais para enfrentamento da questão.”, disse Larissa Melo, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de São José da Tapera/AL.

Ao final da reunião, as profissionais da Terra dos Homens desenvolveram uma dinâmica, na qual cada participante comentou a importância do projeto.  “Por unanimidade todos falaram o quanto o mesmo foi relevante para a sua prática profissional e saíram motivados para enfrentar a problemática da violência sexual de crianças e adolescentes em seus municípios”, destacou Larissa.

O projeto, que encerra no próximo mês, prevê a realização do Seminário “Diálogos em Rede - Estado, Empresas e Sociedade Civil no Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes” que acontecerá no dia 02 de Agosto de 2017, no Centro Administrativo do Cabo/CAM.