Banners menino

IV WEBINAR TERRA DOS HOMENS | Família Acolhedora

Iv webinar terra dos homens  14

A Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), por meio do edital junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), no âmbito do Projeto “Conexões Pró Convivência Familiar e Comunitária”, tem o prazer de realizar o IV WEBINAR TERRA DOS HOMENS sobre o tema "Família Acolhedora”, nos dias 21 e 22 de Outubro de 2020, das 15h às 17h, com transição ao vivo pelo CANAL YouTube / Terra dos Homens. CLIQUE AQUI

O IV WEBINAR tem por objetivo levantar a partir das sugestões dos convidados e participantes, recomendações que auxiliem na implementação, qualificação dos Serviços de Famílias Acolhedoras. Tais recomendações serão apresentadas para os órgãos responsáveis pela construção de políticas Públicas, como Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Secretarias Nacionais.

DIA 21 DE OUTUBRO | A relação da Família Acolhedora com a Família de Origem

O debate será sobre a relação entre a Família de Origem e a Família Acolhedora, o papel da equipe técnica na mediação deste diálogo entre famílias, sempre com foco no processo de reintegração a família de origem após o acolhimento. Como prevê a lei, todo acolhimento deve ser temporário e a prioridade é a manutenção dos vínculos de origem.

O TRABALHO COM AS FAMÍLIAS DE ORIGEM ANTERIOR AO ACOLHIMENTO

BLUMENAU/SC | Maria Augusta Buttendorf - Assistente Social, Diretora de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Blumenau.

ACOLHIMENTO FAMILIAR: DA PROTEÇÃO TEMPORÁRIA A MEMÓRIA DO CUIDADO

RIO DE JANEIRO/RJ | Magna Lopes - Assistente Social, Coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar do Rio de Janeiro / Catia Cristiane - Família de Origem, mãe, trabalhadora por CLT, auxiliar de serviços gerais.

A REINTEGRAÇÃO FAMILIAR SOB O OLHAR DA FAMÍLIA ORIGEM E FAMÍLIA ACOLHEDORA

BELO HORIZONTE/MG | Thamira Freitas - Assistente social, Pós-Graduanda em Trabalho Social com Famílias e em grupos vulneráveis e minorias Assistente social do serviço de Família Acolhedora de Belo Horizonte.

DEBATEDORA | Denise Avelino - Advogada e Bacharel em Serviço Social, coordenadora Nacional de Defesa da Criança e do Adolescente da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, no âmbito do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Brasília/DF.

MEDIADORA | Claudia Cabral - Psicóloga, diretora executiva da Ass. Brasileira Terra dos Homens, Membro fundadora do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária e Presidente da Assembleia Geral da Rede Internacional Family For Every Child, Rio de Janeiro/RJ.

DIA 22 DE OUTUBRO | A importância da capacitação para a Família Acolhedora

O debate será sobre a qualidade da formação das pessoas que desejam fazer parte dos Serviços de Família Acolhedora. Como encontrar pessoas interessadas nesta função social? Como prepará-las para desempenhar o papel de acolhedor/a? Que função é esta a de acolher temporariamente uma criança ou um adolescente em sua família?

DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA O ACOLHIMENTO FAMILIAR: A EXPERIÊNCIA DE BH

BELO HORIZONTE/MG | Vanessa Sá - Graduada em Serviço Social, Assistente social do Serviço Família Acolhedora de Belo Horizonte.

NOVOS PANORAMAS DO ACOLHIMENTO EM TEMPOS DE COVID 19 

BLUMENAU/SC | Maria Augusta Buttendorf - Assistente Social, Diretora de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Blumenau. / Tania Xavier Lanser - Educadora Social do Serviço de Acolhimento.

A FORMAÇÃO DE FAMÍLIAS PARA O ACOLHIMENTO DE ADOLESCENTES EM AMEAÇA DE MORTE

RECIFE/PE | Romero Silva - Psicólogo, coordenador do projeto Família Solidária do GAJOP (Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares) e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco. / Luíza Cavalcante - mãe, avó, agricultora afroecológica, educadora popular e Família Solidária.

DEBATEDORA | Ana Angélica Campello - Coordenadora-geral substituta de Serviços de Acolhimento, da Secretaria Nacional de Assistência Social/Ministério da Cidadania, Brasília/DF.

MEDIADORA | Claudia Cabral - Psicóloga, diretora executiva da Ass. Brasileira Terra dos Homens, Membro fundadora do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária e Presidente da Assembleia Geral da Rede Internacional Family For Every Child, Rio de Janeiro/RJ.

Informamos que o certificado será encaminhado para o e-mail icadastrado no questionário.