Banners menino

Intercâmbio de aprendizagem do Serviço Família Acolhedora

15110492 1266475946729290 3226914487343540945 o

De 13 a 18 de novembro, a Terra dos Homens, com apoio da rede internacional Family for Every Child (FFEC), realizou o intercâmbio de aprendizagem do Serviço de Família Acolhedora com três ONGs que também participam da FFEC: Hope Village Society (Egito), Farm Orphans Support Trust (Zimbábue) e Children In Distress Network (África do Sul).

O intercâmbio de aprendizagem proporcionou aos participantes um espaço de compartilhamento de práticas de trabalho, de forma que eles possam aprender entre si com suas experiências.

Durante o encontro, os profissionais estrangeiros conheceram o contexto Serviço de Família Acolhedora no Brasil (Leis e Políticas) e a experiência da Terra dos Homens em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro na temática. Com o objetivo de conhecer e esclarecer as dúvidas do Serviço de Família Acolhedora, o grupo conversou com a atual equipe técnica da prefeitura do Rio, Glória Silveira (coordenadora) e Elaine Montenegro (assessora). Após a teoria, o grupo interagiu com as equipe do Serviço de Família Acolhedora do governo do Rio de Janeiro/RJ e Belo Horizonte/MG e fez visitas domiciliares às famílias acolhedoras.

No último dia, os profissionais realizaram uma avaliação positiva do encontro, onde abordaram o alinhamento conceitual na temática e os desafios na implementação do Serviço em seus respectivos países.