Banners menino

INSCRIÇÕES ABERTAS

Arte coral reduzida

Curso Regular Trabalho Social com Famílias está em sua XVIII edição

O Curso Regular Trabalho Social com Famílias no Paradigma Sistêmico – Os Recursos do Profissional e da Família é uma ação de capacitação que contribui na formação de profissionais que atuam no trabalho social com crianças, adolescentes e suas famílias. Desenvolvido pelo Centro de Formação e Incentivo à Convivência Familiar e Comunitária da Terra dos Homens, o curso já formou 338 profissionais em 17 anos de existência.

Ao longo da programação, são promovidos debates sobre temas relacionados às redes sociais e familiares como violência doméstica contra crianças, adolescentes e mulheres, medidas socioeducativas, famílias acolhedoras, adolescentes em situação de rua, entre outros. O desenvolvimento do conteúdo de forma dinâmica estimula o aprendizado seguindo uma abordagem inovadora.

“A mudança no olhar dos profissionais vêm a partir da quebra de paradigmas a respeito das famílias e do próprio trabalho desenvolvido no atendimento. A metodologia utilizada pela Terra dos Homens propõe uma construção coletiva, considerando a realidade do contexto de trabalho”, destacou Marcy Gomes, assessora de Projetos Sociais da Terra dos Homens.

No dia 01 de dezembro de 2017, aconteceu o encerramento da XVII turma do curso com a formação de 20 alunos. Após longas discussões, participantes produziram trabalhos de conclusão de curso com excelentes debates a cerca dos temas trabalhados durante um ano de formação.       

“O curso contribuiu para a minha formação, pois tive outro olhar do atendimento com as famílias, uma forma mais ampliada. Eu precisava disso. Entrei no curso com o objetivo de me aprofundar teoricamente nesse atendimento. É um campo que eu trabalho diretamente, como assistente social, mas que não tem uma disciplina específica [na faculdade] para tratar desse tema. Posso dizer que o curso ampliou a minha visão”, relatou Tainá Alvarenga, aluna da XVII turma - 2016.

Ficou interessado (a)?! As inscrições para a formação 2017 já estão abertas. A iniciativa tem carga horária de 80 horas acontecerá de março a dezembro, com encontros mensais, das 8h30min às 17h, no Centro – Rio de Janeiro.

Para se inscrever é preciso agendar entrevista de seleção e, no ato da entrevista, apresentar currículo resumido, foto 3×4 e pagar taxa de inscrição no valor de R$ 40,00. A mensalidade é de R$ 150,00, com material didático incluso. Inscrições até 24 de março. Mais informações: (21) 2524-1073 ou terradoshomens@terradoshomens.org.br