Banners menino

I Encontro Estadual sobre os Serviços de Acolhimento Familiar

1505934645dsc 0175

Terra dos Homens participa de evento em Curitiba

Para discutir sobre acolhimento familiar, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná (SEDS/PR) promoveu o "I Encontro Estadual sobre os Serviços de Acolhimento Familiar" no dia 20 de setembro. O evento contou com a presença de cerca de 480 gestores municipais e técnicos da assistência social e da área jurídica. A Terra dos Homens esteve presente para discursar sobre sua experiência nessa temática.

O objetivo do encontro foi sensibilizar os participantes quanto aos benefícios do acolhimento familiar para a criança e o adolescente, em detrimento à institucionalização; além de fomentar a criação de serviços de acolhimento familiar nos municípios do Estado do Paraná e conhecer as experiências exitosas dos municípios que já implantaram esse serviço.

Segundo a coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria, Juliany Santos, a proposta do encontro é mobilizar gestores, juízes e promotores de justiça sobre esse tipo de acolhimento, para que todos os municípios do Paraná implementem o serviço.

Raum Batista, representante da Terra dos Homens no evento, trouxe reflexões baseadas no livro O Fim do Silêncio – fundamentos para eliminar a institucionalização de crianças e adolescentes a cerca do acolhimento institucional e a culpabilização das famílias pobres. O profissional também abordou a desinstitucionalização de crianças em acolhimento. Logo após, discursou sobre orientações técnicas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para Batista, “o evento animou bastante a equipe técnica local para apostar nas competências das famílias e, consequentemente, na prevenção”.