Banners menino

Grandes obras e vulnerabilidade

Img 9130 1

Terra dos Homens participa de reunião sobre o impacto de Grandes Obras em Brasília

No dia 12 de maio, a Terra dos Homens participou do evento Grandes Obras na Amazônia: Aprendizados e Diretrizes, “Grupo de Trabalho – Grupos Vulneráveis e Direitos Humanos, com foco em Crianças, Adolescente e Mulheres”, em Brasília.

O encontro, realizado pelo Internacional Finance Corporation (IFC) World Bank Group e pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV), teve o objetivo de discutir uma proposta de avaliação de impacto e mapeamento de vulnerabilidades com foco na prevenção e/ou reparação dos impactos adversos dos grandes empreendimentos nos direitos de mulheres, crianças e adolescentes. Além da proposta de avançar na construção de uma matriz de responsabilidades dos diferentes atores envolvidos com a construção de grandes empreendimentos na Amazônia.

Durante o evento foram abordados diversos assuntos, como: a contextualização da iniciativa Grandes Obras na Amazônia: Aprendizados e Diretrizes e apresentação dos participantes da oficina. Para finalizar, houve um debate com as percepções dos participantes. Estiveram presentes por volta de 20 pessoas.

Para Helena Piombini, assistente social da Terra dos Homens, “Quando se pensa em diretrizes para um determinado tema, seguimento algumas questões são importantes serem levadas em conta como: a metodologia, quais os participantes, a quem se destina etc. Um diferencial do trabalho realizado no GT é por considerar a participação de diferentes setores para tal. Como a presença de instituições da sociedade civil, de empresas, do governo e, principalmente, da população que é diretamente afetada por essas grandes obras”, disse.