Banners menino

Futebol para mudança social

Imagem 1

CBF Social promove evento para a discussão da política de proteção às crianças e adolescentes

No dia 5 de abril, a Confederação Brasileira de Futebol Social (CBF Social), braço da confederação que cuida de projetos para a comunidade, realizou o Seminário de Proteção Integral a Criança e Adolescente no Futebol, na sede da CBF na Barra da Tijuca/RJ.

Entre os palestrantes estava o Dr. Siro Darlan, ex-presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, entre 2008 e 2009 onde falou da proteção à cidadania dos jovens na prática do futebol. Logo após essa explanação, Thaisi Bauer, advogada do Projeto Legal, parte do Projeto Trama e do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, levantou o debate sobre o tráfico de pessoas, que seria uma forma moderna de escravidão, e de como o projeto Rede Certa salva essas pessoas.

Para encerrar a sessão de palestras, Carlos Nicodemos, advogado e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, explicou a política de proteção às crianças e adolescentes e a importância de ouvir a parte mais interessada, que é a criança. Posteriormente, foi aberto um espaço para que aos demais participantes pudessem opinar e dar sugestões sobre tudo o que foi debatido no decorrer do evento.

Stefano Amaral, treinador do Projeto Artilheiros da Paz, cita a frase “quando o futebol fala todos ouvem” como a mais repetida durante todo o evento. Para ele, “a ideia do seminário foi realmente essa, de utilizar o esporte mais popular do país como meio de proteção a criança e não como mais uma causa de violência. Temas específicos como abusos sexuais, tráfico de criança e maus tratos dentro de clubes de futebol também foram abordados.”, disse.