Banners menino

Estar bem para cuidar melhor

14340032 1066985520087094 719657836 o

Gestantes da comunidade da Mangueirinha refletem sobre a importância de si cuidar

Com o objetivo de proporcionar o fortalecimento dos vínculos familiares, a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais, realizou mais um encontro do Grupo de Gestantes. As atividades contribuem para as questões relacionadas à primeira infância e despertam as responsabilidades das mães da Comunidade da Mangueirinha, em Duque de Caxias.

No dia 01 de setembro, as futuras mamães, com o apoio da equipe da Terra dos Homens, realizaram uma autorreflexão sobre o cuidado e tempo que dedicam para elas. Assim, as gestantes puderam compreender que é necessário “estar bem para cuidar melhor”. Através de uma série de conversas, o Grupo de Gestantes proporciona vivências e trocas de informações essenciais ao bem estar, facilitando o conhecimento e tranquilidade neste momento tão especial da mulher.

Após a reflexão, a oficineira ministrou uma aula de artesanato com a confecção de uma boneca de fuxico. Os encontros acontecem duas vezes por semana com o foco em questões como a auto-estima, as transformações físicas e psicológicas ocasionadas pela gravidez e a relação afetiva com o bebê. Além de prestar um apoio psicológico às gestantes, as futuras mamães recebem qualificação para inserção no mercado de trabalho, através das aulas de artesanato.

Érica Lopes, estagiária de psicologia, destaca a importância das atividades. “Neste encontro, foi confeccionada uma linda boneca para cada mamãe onde pudemos visivelmente ver o entusiasmo e dedicação de cada uma participante neste dia, onde separam alguns momentos fazendo algo do seu agrado exclusivamente das cores e  características do gosto de cada uma”, disse entusiasmada.