Banners menino

Escritores da Liberdade

30074902 1633729000056688 1737987387 o

Exibição de filme promove surpresa e identificação

No dia 22 de março, os adolescentes do projeto "Jovens Líderes" assistiram ao filme "Escritores da Liberdade", do diretor Richard LaGravenese. O filme americano relata a história da professora Erin Fruwell numa escola com alunos divididos em gangues e etnias criados em um ambiente violento e excludente. Baseado em fatos reais, a obra cinematográfica retrata a indisciplina dos alunos na escola, bem como a mudança de comportamento.

A iniciativa visou proporcionar aos participantes a integração com as artes visuais e aprendizados para vida. A linguagem cinematográfica não só se torna um processo de ensino-aprendizagem, como se torna um instrumento de comunicação e de crescimento pessoal. Esta dinâmica foi utilizada para facilitar a compreensão e estimular a criatividade.

“O filme Escritores da Liberdade chama atenção pela riqueza de detalhes e experiências de vida. O interessante é que ele não surpreende somente por ser baseados e fatos reais, mas pela reflexão que faz acerca da história de vida de cada um e da mudança através de práticas de aprendizado diferentes das convencionais. Os alunos, mais do que aprenderam, ensinaram a educadora. Isso faz toda a diferença.”, disse Beatriz Matos, assessora de coordenação do Programa Raízes Locais.

Durante a exibição, a metodologia aplicada proporcionou momentos de reflexão para os participantes. Alguns esboçaram reações de surpresa e identificação com a realidade apresentada na tela. “Caramba, essa cena é muito igual acontece lá na escola”, foram umas das frases ouvidas.

Como desdobramento da atividade, os participantes serão convidados para uma roda de conversa acerca da temática apresentada com olhar atento ao que será discutido.