Banners menino

ENTRE A REALIDADE E AS DIRETRIZES

Sedh promove seminario da convivencia familiar e comunitaria 1 270x191

Municípios da Paraíba discutem o direito à Convivência Familiar e Comunitária

Para discutir as Diretrizes Internacionais sobre Reintegração Familiar de Crianças e Adolescentes, a Terra dos Homens participou, no dia 19 de julho, do Seminário ‘‘Convivência Familiar e Comunitária: entre a realidade e as diretrizes’’, em João Pessoa/PB. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes (REMAR), a Comissão do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária (PECFC), o GT Pró Convivência Familiar e Comunitária (GTCFC) e o Movimento Estadual Pró Convivência Familiar e Comunitária (MECFC).

Destinado a todos os segmentos envolvidos com o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, o evento integra as ações do Plano Estadual de Defesa, Proteção e Promoção do Direito de Criança e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, e tem como objetivo publicizar o Plano, e dar continuidade a um dos eixos do plano, que é o da metodologia do trabalho com as famílias, num processo de formação continuada.

O encontro estimulou o debate com cerca de 400 pessoas de vários municípios da Paraíba. Para Raum Batista, psicólogo da Terra dos Homens, “O evento foi muito bem organizado. Durante as discussões, o que me chamou a atenção foi a pergunta de um jovem que esta em situação de acolhimento institucional. Ele perguntou o que poderia ser feito  para uma mãe não  ter um filho acolhido. E como é a nossa premissa, respondi que trabalhar a família de origem é condição essencial para um bom trabalho de prevenção a violência e de reintegração familiar. Precisamos investir em serviços e projetos nestas modalidades”, concluiu.