Banners menino

Educação e sexualidade

1

Adolescentes debatem sobre os riscos de práticas sexuais sem proteção

Sabendo do alto índice de contagio de doenças sexualmente transmissíveis por jovens e adolescentes na comunidade da Mangueirinha - Duque de Caxias/RJ, a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais, realizou mais um grupo “Sexualidade na Escola”, no dia 26 de outubro. A atividade, realizada na Escola Municipal Zilla Junger e financiada pela Childreach International e a KNH (Kindernothilfe), contou com a participação de 8 adolescentes.

Para realizar uma dinâmica de aprendizado sobre a temática, a equipe de facilitadores da Terra dos Homens colocou nas costas de cada participante uma tira com uma prática sexual ou não, sem que ele soubesse o que estava escrito. Os participantes circularam pelo espaço tentando adivinhar o que estava escrito na tira. Posteriormente, a equipe solicitou que o grupo fizesse uma roda e perguntassem uns aos outros o que tinham nas costas. Para dificultar, os adolescentes só poderiam responder apenas SIM ou NÃO para a pergunta.

Após todos os participantes terem descoberto suas tiras, o educador fez uma divisão no quadro, com a seguinte classificação para riscos de contagio de doenças sexualmente transmissíveis: ALTO RISCO - BAIXO RISCO - MÉDIO RISCO - NENHUM RISCO. Desse modo, os participantes colaram abaixo de cada divisão/classificação a tira de sua posse, de acordo com o risco que acham que corresponde com sua tira. Logo após, a equipe da Terra dos Homens estabeleceu uma roda de discussão sobre a temática.

“Nunca tinha participado de um grupo assim. Minha mãe conversa comigo sobre esse assunto desde os 8 anos. Eu achei muito interessante o modo que vocês tratam essas questões, com certeza quero participar de outras atividades”, disse uma participante recém chegada ao grupo.