Banners menino

Direitos para a comunidade

29939200 1633728453390076 2052320761 n

Atividade de futebol aborda desejos de moradores da comunidade da Mangueirinha

A fim de abordar os direitos sociais de maneira dinâmica e descontraída, a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais (PRL), desenvolveu a atividade “Direitos na Comunidade”. A atividade, realizada no dia 03 de maio, contou com a presença de 17 participantes do projeto Artilheiros da Paz*, na Escola Municipal Zilla Junger, nos arredores da comunidade da Mangueirinha – Duque de Caxias.

Durante a atividade, os participantes trouxeram desejos de ter direitos garantidos por lei, como: educação, segurança, proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. Muitos trouxeram as palavras paz, amor e proteção contra abuso sexual como desejos para o comunidade a qual residem.

Salientamos que são direitos sociais: “a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”.

Segundo Stefano Amaral, treinador de futebol da Terra dos Homens, “o objetivo era fazer com que os jogadores aprendam sobre os direitos, sejam eles exercidos ou que gostariam de exercer. Essa atividade já foi feita outras vezes, mas essa foi a primeira que surgiu o tema contra o abuso sexual.”

O desdobramento surgiu da fala machista e de cunho sexual um dos participantes. Durante a abordagem sobre os direitos, o citado menino disse: “Eu queria que tivesse mulher virgem na comunidade”, com ar de deboche. A “brincadeira” suscitou a reflexão sobre a temática “será que as mulheres que não são virgens assim o são por opção ou por violação sexual?”. A partir desta abertura, o treinador trouxe informações sobre o 18 de maio – Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

(*) O projeto Artilheiros da Paz, financiado pela Childreach Internacional e KNH (Kindernothilfe), visa trabalhar questões fundamentais relacionadas à busca por uma cultura de paz, aos direitos humanos e ao protagonismo infantojuvenil, dentre outras, contribuindo para o desenvolvimento social dos participantes.