Banners menino

Diálogo e Reflexão

20048785 1354976654598592 1107368123 o

Seminário discute Violência contra a Criança e o Adolescente e Alternativas de Proteção em Duque de Caxias

No compromisso com os Direitos Humanos, em especial de crianças e adolescentes, a Terra dos Homens realizou, em 21 de junho, o seminário “Diálogo Municipal sobre Violência contra a Criança e o Adolescente e Alternativas de Proteção”. A ação, em parceria com a Bernard van Leer Foundation e apoio da Universidade Unigranrio, contou com a presença de 86 profissionais do Sistema de Garantia de Direitos.

O seminário abordou os tipos de violências vivenciadas pelas crianças e adolescentes e o enfrentamento a essa questão no município de Duque de Caxias. A temática proporcionou uma rica discussão a cerca da Pesquisa sobre Violência contra a Criança e Adolescente e do Levantamento sobre a Rede de Serviços e de proteção à Criança e ao Adolescente no município.

Ainda pela manhã, o público desfrutou da Análise sobre Crianças em Situação de Abrigamento no município de Duque de Caxias. A fim de ampliar a visão dos participantes, a Terra dos Homens trouxe para discussão algumas considerações mundiais sobre os efeitos da institucionalização.

O evento destacou temas importantes para a execução do atendimento a crianças e adolescentes. “Que posamos dialogar mais e oficializar esse seminário de uma maneira concreta e técnica. O conhecimento que foi adquirido aqui não pode ser perdido. Esse tem que se um material de trabalho para as equipes de atendimento.”, constatou um participante da atividade.

Com a temática da Reintegração Familiar, os palestrantes apontaram os Sucessos e Desafios na Reintegração Familiar de Crianças e Adolescentes do município caxiense, bem como apresentaram as Diretrizes Internacionais sobre a Reintegração Familiar de Crianças e Adolescentes.  

Para mostrar como é possível prevenir a violência comunitária, o “Diálogo Municipal” expôs o Centro Comunitário da Paz - Compaz Governador Eduardo Campos, um exemplo de boa prática de trabalho comunitário para a redução da violência em Recife/PE. O Compaz tem o objetivo de garantir inclusão social e fortalecimento comunitário, por isso é necessário o envolvimento de toda a comunidade em prol da realização das ações. “A mudança de postura e entusiasmo da equipe modifica e traz resultados positivos para a realização do trabalho comunitário, como é o caso do Compaz.”, disse Eduardo Machado, secretário executivo da Secretaria de Segurança Urbano da Prefeitura de Recife.

A perspectiva de prevenção da violência contra crianças e adolescentes é o grande desafio para todos os segmentos. Com isso, as discussões a cerca do trabalho da equipe técnica das organizações responsáveis colaboram para a melhoria no atendimento de nossas crianças e adolescentes. O seminário visou difundir conhecimento para os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos e estimular a participação de toda a sociedade no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes no município de Duque de Caxias.