Banners menino

Cuidado e proteção

4

De forma dinâmica, participantes do projeto Jovens Líderes entendem a importância da camisinha

A fim de debater a questão da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a Terra dos Homens desenvolveu, no dia 11 de outubro, uma discussão dinâmica sobre o tema com 8 participantes dos Jovens Líderes. A elaboração da ação, realizada na Escola Estadual Bairro Senhor do Bonfim, contou com uma atividade física, visando a disseminação de conhecimento, e para complementar os adolescentes desfrutaram de uma dinâmica que ilustrou o resultado de decisões precipitadas.

Na atividade física, denominada Pique da Proteção, os participantes foram separados de maneira sortida em 3 grupos, são eles: vírus HIV positivo, vírus HIV negativo e a camisinha. No primeiro momento, o grupo “vírus negativo” e o “vírus negativo” brincaram de Pique-pega. Ao longo da brincadeira, os adolescentes perceberam que foi fácil pegar as pessoas do “vírus HIV negativo”. Após essa constatação, o grupo “camisinha” entrou em cena e mostrou que com eles era mais difícil que o “vírus HIV positivo” pegasse as pessoas sem o vírus.  O intuito da brincadeira foi disseminar a prevenção ao vírus e a tomada de boas decisões, como é o caso de usar camisinha.

 

 

Para ilustrar de forma explícita a importância do uso da camisinha, a equipe da Terra dos Homens elaborou a dinâmica “Proteção é a solução”. A citada ação utilizou água, pote, papel e bexigas de ar. No sentido de exemplificar a temática da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: a água significou a exposição a diversos tipos de contaminações; o papel representou um corpo suscetível a contaminação; e a bexiga de ar, a proteção. A dinâmica consistiu em colocar o papel soltou na água e mostrar que desse jeito ele ficaria todo molhado, no caso contaminado. Por outro lado, depois de colocar o papel dentro da bexiga, ele ficou protegido. A atividade visou mostrar a importância da proteção.

Quando acabou jogo, os participantes foram convidados a entrar na sala para começar a discussão sobre o que acharam. Durante a conversa, um dos adolescentes falou: “a brincadeira fez com que a gente entenda que a proteção é fundamental para evitar doenças.”.

A atividade é financiada pela Childreach International e a KNH (Kindernothilfe).