Banners menino

Balada Consciente

23600348 1477107049052218 520659225 o

Adolescentes discutem tema relacionado à sexualidade e cuidados com o corpo

Com o objetivo de contribuir para que os adolescentes se tornem agentes multiplicadores, o grupo Sexualidade na Escola planejou baseado na PREVENÇÃO, com foco em Métodos Contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez na adolescência.

Seguindo o cronograma estabelecido pelos adolescentes, os encontros contaram com a apresentação de uma chuva de ideias. O grupo focou em multiplicar o conhecimento com a execução de uma atividade de BALADA CONSCIENTE e uma sala de discussão da temática, com o título PAPO RETO, a fim de aproximar o tema com o público-alvo.

Os dias subsequentes foram utilizados para o planejamento e ensaio da execução da ação. Assim, os adolescentes utilizaram algumas dinâmicas realizadas pela equipe da Terra dos Homens como base para a construção das atividades.

Na Balada Consciente, os adolescentes decoraram um ambiente totalmente para uma balada, com luzes e distribuição de copos para cada participante. Os presentes eram convidados a interagirem e dividirem a bebida, caso tivessem esse desejo. Em cada copo tinha uma substancia que ao final mostrava quem tinha sido contaminado por alguma doença ou não. O objetivo da dinâmica é ter o cuidado nas relações, se não se proteger, pode correr sérios risco a saúde! ”Quem vê cara, não vê DST”.

Logo após, na sala Papo Reto, o grupo de multiplicadores conversou com os adolescentes presentes sobre a importância de se cuidar e entrou um panfleto com informações referentes ao uso da camisinha e proteção nas relações.

As ações desenvolvidas por eles atingem visibilidade e tem se multiplicado, sensibilizando a todos com a simplicidade e responsabilidade como lidam com as questões da sexualidade. “A Balada e as brincadeiras fizeram ficar leve falar de um assunto tão sério! Já tivemos muitas palestras chatas, pois eles falam muito, vocês brincam e passam a mensagem muito divertida!”, contou uma participante.