Banners menino

Atividade física e reflexão

Atividadef sica

Com atividades físicas e dinâmicas de grupo, a Terra dos Homens, através do Programa Raízes Locais (PRL), realizou mais um encontro do grupo de Jovens Líderes. Este contribui para o protagonismo de adolescentes e jovens da comunidade da Mangueirinha. As ações, que acontecem na Escola Estadual Senhor Bairro do Bonfim, visam à redução da violência e a melhoria da qualidade de vida.

Durante a atividade do dia 27 de março, os adolescentes participaram de jogos interativos, como queimado e futebol, ambas as brincadeiras tiveram a presença de meninos e meninas. O intuito da ação era observar as atitudes e palavras dos participantes para a segunda etapa da tarefa.

Depois da diversão, os participantes foram convidados à entrar na sala para uma etapa de discussão e reflexão sobre o que ocorreu na atividade de exercício físico. “Escolhemos atividades que demandavam habilidades e a parte física, pois é justamente nestas que acontecem as brigas e discussão a cerca das atitudes do outro. Foi justamente o que aconteceu e ampliou o debate.”, ressaltou Beatriz Matos, assessora de coordenação do PRL.

Para finalizar e estimular a participação, a atividade “Bola no gol e Bola na trave” proporcionou a reflexão acerca das atitudes e falas que foram boas (bola no gol) e quais que foram ruins e que deveriam ser revistas (bola na trave). “O interessante é que eles trouxeram outra expressão, a “bola fora”. No entendimento deles foi uma atitudes que nunca deveria ter acontecido, que não condiz com o grupo. Acredito que este foi o ganho da atividades, os próprios adolescentes perceberam nas próprias ações o que não era legal.”, disse Beatriz.

Sendo assim, o quadro estabelecido ficou o seguinte: Bola no gol: participação feminina e tocar a bola; Bola na trave: xingar; Bola fora: preconceito e agressão física e verbal.